quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SHISHI ODOSHI (FONTE DE ÁGUA E BAMBU)


Shishi Odoshi (Fonte de Água de Bambu) 


Shishi-odoshi, as Fontes de Água feitas de Bambu 

Você com certeza já deve ter visto esse tipo de fonte de água chamado de Shishi-Odoshi,し (ししおど) presentes em jardins japoneses e/ou paisagismo com estilo oriental. Apesar de ser considerado um elemento que traz uma grande harmonia e beleza a qualquer jardim, essa fonte tem na verdade originalmente outra função: Espantar veados e outros animais que invadiam as propriedades japonesas. 

O próprio nome já diz tudo: Shishi-Odoshi significa literalmente “Assustar o veado”, mas também é chamado de Sōzu, e assim como outros dispositivos como o kakashi (espantalho) por exemplo, o ruído característico e rítmico desse dispositivo serve também para espantar aves e animais nocivos para as plantações. 

O Sōzu ou Shishi Odoshi consiste em um tubo segmentado, geralmente de bambu, articulada a um dos lados do seu ponto de equilíbrio. Uma de suas extremidades se apoia contra uma rocha. Dentro da extremidade superior do tubo de bambu passa uma corrente de água que ao ficar cheio, acaba por mover o centro de gravidade, fazendo com que o bambu se incline para frente e despeje a água pra fora. 

Em seguida, o bambu oco volta de novo à sua posição, batendo contra uma pedra, fazendo então o ruído característico. Na paz e tranquilidade de um jardim tradicional japonês, esse ruído é praticamente o único som que se ouve em um ciclo interminável, na qual o dispositivo emana um ruído de fundo suave e rítmico. 

Pode ser que o som não agrade a todos, pois há quem o ache chato e irritante, mas há quem o ache muito relaxante, como eu. Embora esse tipo de fonte de água tenha um mecanismo extremamente simples, acabou se tornando um elemento essencial que agrega beleza, tradição e paisagismo a qualquer jardim japonês. 

No Japão, ainda é possível encontrar o Shishi-odoshi feitos à mão, de forma artesanal, onde se utiliza métodos tradicionais em sua construção usando “madeira queimada” e bambu, mas hoje é possível encontrar réplicas industrializadas do Sozu em diversos tamanhos e feitos de diversos materiais como plástico ou pvc. 

Enfim, o shishi-odoshi transcendeu sua função utilitária e assumiu uma nova identidade. Hoje em dia, você pode encontrar shishi-odoshi em jardins, mesmo quando não há ameaça real de animais indesejados. E até mesmo quem mora em casas ou apartamentos pequenos, podem adquirir réplicas pequenas do Shishi-odoshi, que não ocupam espaço e que funcionam com eletricidade. 

Veja Alguns Exemplos Abaixo: 

Amostrar Imagens de Shishi Odoshi(Fonte de Água de Bambu) 













Fonte: Silvia Kawanami 
25/04/2013 
Cultura Zen Budista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário