quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

QUOCIENTE ESPIRITUAL: QUAL É O SEU?



Quociente Espiritual: Qual é o Seu? 


No Livro QS – Inteligência Espiritual, lançado em 2010 a Americana Dana Zohar, aborda um tema tão novo quanto polêmico: A existência de um terceiro tipo de Inteligência que aumenta os horizontes das pessoas torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Dana é formada em Física pela Universidade de Harvard, com Pós-Graduação no Massachusetts Institule of Tecnology (MIT). Atualmente, leciona na Universidade Inglesa de Oxford. É autora de outros oito Livros, entre eles: O ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzida para Português. 

QS- Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o Português (no Brasil pela Record). Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgado de Cientistas de várias partes do mundo que buscam descobrir o que está sendo chamado “Ponto de Deus” no círculo, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas. 

Dona falou á Revista Exame em Porto Alegre durante o 300 Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Oganization (IFTDO), organização Fundada na Suécia, em 1971, que representa 1milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo. Eis os principais trechos da entrevista: 

O Que é Inteligência Espiritual? 

É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. 

O (QS) aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O (QS) está ligado á necessidade humana de ter propósito na vida. Usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. 

De que modo as pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência? 

Os Cientistas descobriram que temos um “Ponto de Deus” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada á experiência espiritual. Tudo o que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. 

Dá a ele seu (QI) ou Inteligência Intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo (QE) ou inteligência Emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o (QS) ou Inteligência Espiritual. 

Qual a diferença entre QE e QS? 

É o poder transformador. A Inteligência Emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comporto apropriadamente dentro dos limites da situação. 

A Inteligência Espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência Espiritual fala da Alma. O Quociente Espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso. 

A Espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. As dez qualidades comuns ás pessoas espiritualmente Inteligentes, segundo (Dana Zohar). 

Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo 

São levadas por valores 

São Idealistas 

Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade 

São Holísticos 

Celebram a Diversidade 

Têm Independência 

Perguntam sempre por quê? 

Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo. 

Têm Espontaneidade 

Têm Compaixão 

Depois do QI (Quociente Intelectual) veio o QE (Quociente Emocional) e, agora teorias apontam para um novo parâmetro o QS (Quociente Espiritual). Pesquisas ultra-avançadas estão no limiar da comprovação da existência e da localização, no Universo, do Bóson de Higgs, que os estudiosos estão denominando “Partícula de Deus”. Parece que, pouco a pouco, a ciência está começando a desvelar, agora muito do que Mokiti Okada já preconizava há mais de meio século. 


Fonte: Revista Izunome – N. 49 – Janeiro/2012 – Pág.20 
(Igreja Messiânica Mundial do Brasil) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário