segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

BRINCADEIRAS APÓS A REPREENSÃO

Brincadeiras após a Repreensão


Á primeira vista, Meishu-Sama demonstrava ser uma pessoa generosa e parecia não se preocupar com as coisas. No entanto, quando se ocultava uma falha, por menor que fosse ele não perdoava. Tal como diz o ditado: “Mesmo que a peneira do céu pareça ser ampla e de tela aberta, jamais deixa passar o mal”.

Dessa forma, Meishu-Sama não perdoava as incertezas e as mentiras, por menores que fossem. Todavia, quando a pessoa se conscientizava do seu erro após severa repreensão, ele costumava dizer brincadeiras. Quando lhe pedíamos desculpas dizendo: “por ter-me descuidado...” ele nos livrava da tensão dizendo: “Tirando os “dês”, procure ter mais cuidado”. Costumava dizer sempre: “Detesto pessoas tristes e sombrias. Procure ser mais alegres!”

(Um Servidor) – Pág. (47/48)

Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A
São Paulo/SP. Agosto – 1986 – 1. Edição – vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil 


Tudo Depende do Nosso Pensamento 

Um dia, observei que um valioso frasco em que se coloca saquê estava junto a uma garrafada cerveja. Achei que não deveria deixá-la ali, pois poderia cair e quebrar. Quando pensei em levá-lo para outro lugar mais seguro, aconteceu o que eu temia. Imaginando a repreensão que iria receber, levei-o imediatamente a Meishu-Sama e pedi-lhe desculpas. Ele perguntou-me: “Onde se encontrava o frasco?” “Em tal lugar, assim, assim”, expliquei-lhe. Então, ele disse-me simplesmente: “Ah, então não aconteceu por sua culpa. O culpado “foi aquele que o colocou naquele local”. 

Meishu-Sama, nunca repreendia de uma só forma. Se, por exemplo, íamos diante dele aflitos, pedirem-lhe desculpas, dizia: “Uma pessoa que está pensando em salvar a humanidade não deve se embaraçar por uma coisa tão simples”. Havia ocasiões em que quando se quebravam coisas modestas e baratas eram advertidos violentamente; entretanto, ás vezes quando isso acontecia com algo valioso e caro, dirigia á pessoa palavras amáveis, sem qualquer repreensão. Não podemos generalizar, mas ele dava orientação de acordo com o nosso pensamento. 

(Um Servidor) – Pág. (49)

Fonte: Reminiscências sobre Meishu-Sama
Edição Fundação Mokiti Okada – M.O.A
São Paulo/SP. Agosto – 1986 – 1. Edição – vol.5
Igreja Messiânica Mundial do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário