sábado, 2 de setembro de 2017

ESPIRITUALIDADE/ MENSAGENS

Ensino Permanente


Ensina e serve bem, aplicando os recursos do conhecimento e da emoção com equilíbrio, fazendo-te sentir por aqueles que te observam e buscam. Nem a palavra burilada e profunda enunciada sem sentimento, tampouco o verbo lamurioso e comovido no qual falte à sabedoria.

O Ensino que se faz conhecido pela forma e conteúdo cuidadoso, a par de uma participação de quem o transmite, é mais bem recebido e mais convence. Não te importe que seja uma multidão a ouvir-te ou uma única pessoa atenta ao teu lado. Vale da consideração pela pessoa, despreocupado com a quantidade daqueles que devem receber a mensagem. A obra do amor não PE apressada, embora a urgência de que se reveste. Se coloquial quando conversando, evitando o discurso inoportuno que deve ser utilizado diante da multidão.

O respeito de que te revistas e o qual tenhas para com aqueles que te escutem, torna-se de relevante importância, porquanto ele dará a medida moral da tua pessoa. Nem por isso, assumas postura artificial, estudada, que facilmente se percebe, minimizando a tua e a autenticidade do que apresentas. Ensina com amor e serve com paciência. O Senhor manteve convivência íntima somente com doze discípulos, conquanto falasse sempre á multidão. No testemunho, entretanto, esteve a sós. Convocando Paulo, enviou-o como mensagem viva e o “Apóstolo dos Gentios” saiu pelo mundo eurasiano apresentando-o com afinco. Jerusalém, porém, recusou Jesus, e Atenas ridicularizou Paulo.

Não obstante, ao largo do tempo, o amor e as lições de que se fizeram portadores arrebataram as multidões, tornando-se conhecidos em quase todo o mundo. Porque ainda não são vividos os ensinos que nos legaram, estás convocado a atualizá-los e oferecê-los ás criaturas. Não te descoroçoem a indiferença de uns ou a zombaria de outros.

Eles não podem valorizar o que desconhecem e por isso continuam desatentos, enquanto que o teu conhecimento dá-lhes responsabilidade e compreensão da vida. Convencido do valor das idéias superiores que te ilumina a consciência, não te afastes do dever para o qual foste chamado.

Consolando alguém orientando outrem, amando a todos, expondo a indivíduos em grupos ou a multidões, segue adiante. A semente, no solo, aguarda pelo momento da germinação. O combustível preservado espera o instante de transformar-se em energia e força. A água da fonte permanece até ser retirada.

O diamante dorme no carvão bruto, enquanto não chega a lapidação. Assim também a tua realização desabrochará mais tarde em bênçãos pelo caminho que hoje percorres com sacrifícios e sofrimentos. Talvez não veja, da terra o resultado desse esforço, mas isso não é importante. O indispensável é ensinar e servir hoje para ser feliz agora e manhã.

Paris, França, 04/11/1983

(Joanna de Angelis) 

Fonte: Livro: Seara do Bem
Fonte: Divaldo Pereira Franco por Diversos Espíritos
Psicografia do Médium: Divaldo Pereira Franco
Centro Espírita Caminho da Redenção
Rua: Jayme Vieira Lima N.104 – Pau da Lima
 Salvador/BA. CEP: 41.235-000
Livraria Espírita Alvorada - Editora / 1984 /2. Edição
TELEFAX: (71) 3409-8312/13







Lazer

Comenta-se, excessivamente, quanto á necessidade do lazer, como medida de repouso e de renovação de forças. Lazer, sim ociosidade não. O homem é biologicamente, preparado e programado para a ação e não para o repouso. O dinamismo vitaliza-o, desenvolve-o, enquanto que a imobilidade enfraquece-o atrofia-o.

Lazer não significa falta de atividade. Senão mudança física, emocional e intelectual de atitude de trabalho. A ação motiva a vida; o repouso desestimula-a. O lazer de faz necessário para facultar o relaxamento das tensões, a reflexão, a programação de novas atividades. Não é necessariamente eficaz somente quando em estações balneárias, campos de desportes, praias, montanhas, viagens regurgitastes.

Esses mecanismos de lazer obedecem a exigências de mercados que vendem emoções novas, produzindo outros estados de angústia, de ansiedade de cansaço. O Lar e a Família, o refúgio num lugar solitário, a música o silêncio e a prece, propiciam estados íntimos de lazer com excelentes resultados para a renovação pessoal.

Há organizações especializadas em lazer, desumanizando o indivíduo que passa a ser manipulado por especialistas que lhe impõem o que lhes parece melhor e não aquilo que, de fato cada homem quer e necessita. Apoiando-se ao lazer para evitar a neurose do trabalho, os que param de atuar, quase sempre se tornam vítimas de neurose da falta do que fazer. 

Merece consideração, neste momento de mais lazer e ociosidade que trabalho, o enunciado do Senhor: “O Pai até hoje trabalha e eu também trabalho”, o que motivou o Codificador do espiritismo, a colocar o trabalho ao lado da solidariedade e da tolerância como fator indispensável para o progresso e a evolução.

Genebra, Suíça, 09.11.1983

(Marco Prisco)

Fonte: Livro: Seara do Bem
Fonte: Divaldo Pereira Franco por Diversos Espíritos
Psicografia do Médium: Divaldo Pereira Franco
Centro Espírita Caminho da Redenção
Rua: Jayme Vieira Lima N.104 – Pau da Lima
 Salvador/BA. CEP: 41.235-000
Livraria Espírita Alvorada - Editora / 1984 /2. Edição
TELEFAX: (71) 3409-8312/13














Nenhum comentário:

Postar um comentário