sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ESPIRITUALIDADE/MENSAGENS


Doenças do Comportamento


A vida mental responde pelas atitudes comportamentais, expressando-se em formas de saúde ou doenças conforme o teor vibratório de que se revista. O bombardeio de petardos contínuos, portadores de alta carga destrutiva, agindo sobre os tecidos sutis da alma, desarticula as engrenagens do perispírito que reflete, no corpo e na emoção, as enfermidades de etiologia difícil de ser detectada pelos métodos comuns.

Á exceção dos severos problemas de saúde de fluentes das reencarnações passadas, como as viroses e psicoses profundas, as mutilações e deficiências traumatizantes, as baciloses e idiotias irreversíveis que se gravaram como necessidade proporcional ou expiatória, grande parte dos males que pesam na economia da área do equilíbrio fisiopsíquico decorre da ação da mente desgovernada, sujeita á indisciplina de conduta e, sobretudo, rebelde, fixada aos caprichos das paixões mais primitivos. 

É natural e justo que a descarga mental desagregadora lançada contra alguém, primeiramente atinja os equipamentos que lhe sustentam a onda emissora. Acumulando cargas deletérias, desconjuntam-se os delicados tecidos sustentados pela energia, ocasionando os desastres no campo da inarmonia propiciadora de distúrbios variados e contaminações compreensíveis. A ação imunológica do organismo desaparece sob a contínua descarga das forças perniciosas, abrindo espaço para as calamidades físicas e psicológicas. 

Relacionemos algumas ocorrências. A impetuosidade bloqueia a razão e desarticula o sistema nervoso central. A queixa e o azedume emitem ondas pessimistas que sobrecarregam os sistemas de comunicação, produzindo envenenamento mental. A ira deixa nubiloso o discernimento e produz disfunções gastrintestinais pelos tóxicos que lança na organização biológica. A mágoa enlouquece, em razão de produzir fixações que se transformam em monoideísmo avassalador.

A insatisfação perturba o senso de observação e afeta o ritmo circulatório, promovendo quadros depressivos, ou excitantes e prejudiciais. O ciúme em seguissem e desencadeia disritmias emocionais pela tensão que domina os neurônios condutores do pensamento. A maledicência incorpora a calúnia e ambas desorganizam a escala de valores, aumentando os estímulos no aparelho endocrínico que se exaure. A ansiedade e o medo desestruturam o edifício celular dando margem a distonias complexas. 

A vingança, sob qualquer aspecto agasalhada, corrói os sentimentos, qual ácido destruidor, abrindo brechas para a amargura, o suicídio, a alucinação. Não nos referimos aos componentes obsessivos, por desnecessário, que tais atitudes facultam por sintonia. Vários tipos de cânceres, alergias e infecções na esfera física, e neuroses, esquizofrenias e psicoses na faixa psíquica, tem as suas gêneses no comportamento mental e nos seus efeitos morais. A ação dos medicamentos e de várias psicoterapias por não alcançarem os centros mentais geradores do meu comportamento, tornam-se inócuos, quando não constituem sobrecarga nos órgãos encarregados dos fenômenos de assimilação e de eliminação. 

Compreensível, portanto, que as construções positivas do bem e o cultivo das virtudes evangélicas produzam quadros de saúde e de bem-estar pelos estímulos e recursos que oferecem á organização fisiopsíquica do homem. Mantém-te equilíbrio a qualquer preço, para que não pagues o preço da culpa. Não seja aquele que se faz o mau exemplo. Se discreto e aprende a superar-te. Vence os pequenos problemas e percalços com dignidade, a fim de superares os grandes desafios da vida com honradez. Podes o que queres. Resolve-te, em definitivo, por ser cristão não te permitindo o que nos outras censuras, sem desculpemos nem uso de medidas infelizes com as quais esperas do próximo aquilo que ainda não podes ser. 

Viseu, Portugal, 08.10.1983 

(Joanna de Angelis)


Fonte: Autor: Divaldo P.  Franco por Diversos Espíritos
Livro: Seara do Bem 
Livraria Espírita Alvorada Editora - 1984/ 2. Edição
Rua: Jayme Vieira Lima, N.104 – Pau da Lima
CEP: 41235-000- Salvador/BA.
TELEFAX: 3409-8312/13






Ação do Pensamento 


Todo pensamento cultivado se incorpora á conduta do homem. O pensamento é força que plasma desejos cuja consistência varia de acordo com a incidência da ideia geradora. O Mundo Parafísico é constituído de energia mento-neuro-psíquica maleável á vontade que age sobre ela, elaborando as formas nas quais o indivíduo se aprisiona ou com elas se liberta. 

A conduta mental responde pelo comportamento físico e moral. Hábito é vida, na ação do dia-a-dia. O ódio contumaz atira dardos destruidores como o ouriço irritado lança espículas feristes. A mágoa constante intoxica e enferma, á semelhança do pântano que exala miasma venenoso. A revolta continua alucina, tanto quanto a serpente agressiva pica e mata. 

A inveja permanente desarticula a capacidade de julgamento equilibrado, qual ocorre com o ciúme que se atormenta e persegue com desatino. Os lobos caem nas armadilhas para lobos. Quem semeia desequilíbrio, defronta tempestades. A amizade pura exterioriza simpatia afável como a violeta, o perfume agradável. O amor irradia beleza, da mesma forma que a terra cultivada oferta o pão. A bondade natural cativa o próximo, como a paisagem iluminada ganha a emoção superior. 

O perdão indistinto aureola de paz que contagia á semelhança da luz que penetra e aquece. Cordeiros pastam com cordeiros. A vida responde conforme a proposta da questão. Quem esparge esperança recolhe bênçãos. O homem é a sua vida mental, que lhe cumpre educar e movimentar a bem de si próprio e do progresso geral, co-construtor que é, consciente ou inconscientemente, na Obra da Divina Criação. 

Paris, França 04.11.1983 

(Carneiro de Campos)

Fonte: Autor: Divaldo P.  Franco por Diversos Espíritos
Livro: Seara do Bem 
Livraria Espírita Alvorada Editora - 1984/ 2. Edição
Rua: Jayme Vieira Lima, N.104 – Pau da Lima
CEP: 41235-000- Salvador/BA.
TELEFAX: 3409-8312/13





Nenhum comentário:

Postar um comentário