sexta-feira, 4 de agosto de 2017

COLETÂNEA DE TEXTOS DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO



A Melancolia


Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes de vossos corações, e vos faz sentir a vida tão marga? É o vosso espírito que aspira á felicidade e á liberdade, mas, ligado ao corpo que lhe serve de prisão, se cansa em vãos esforços para escapar.

E,vendo que esses esforços são inúteis,cai no desânimo,fazendo o corpo sofrer sua influência,com a languidez,o abatimento e uma espécie de apatia,que de vós se apoderam,tornando-vos infelizes.

Acreditai no que vos digo e resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. Essas aspirações de uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não a busqueis neste mundo. Agora, que Deus vos envia os seus Espíritos, para vos instruírem sobre a felicidade que vos está reservada, esperai pacientemente o anjo da libertação, que vos ajudará a romper os laços que mantêm cativo o vosso Espírito.

Pensai que tendes a cumprir, durante vossa prova na terra, uma missão de que já não podeis duvidar,seja pelo devotamento á família,seja no cumprimento do diversos deveres que Deus vos confiou.

E se, no curso dessa prova, no cumprimento de vossa tarefa, vir tombarem sobre vós os cuidados, as inquietações e os pesares, sede fortes e corajosos para suportá-los. Enfrentai-os decisivamente, pois são de curta duração e devem conduzir-vos junto aos amigos que chorais que se alegrarão com a vossa chegada e vos estenderão os braços, para vos conduzirem a um lugar onde não tem acesso as amarguras terrenas.

François de Genéve

(Bordeaux)

Fonte: Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo)
(Tradução de J. Herculano Pires) – 55. Edição – São Paulo/SP.
Editora: LAKE – Fevereiro/2000 - Pág.: Capítulo V – (93) 






Espírito da Verdade 


Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que a suplicam. Seu poder cobre a terra, e por toda parte, ao lado de cada lágrima, põe o bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação são uma prece contínua e encerram profundo ensinamento: a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possa todos os Espíritos sofredores compreender esta verdade, em vez de reclamar contra as dores, os sofrimentos mortais, que são aqui na terra o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa, essas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem. 

O sentimento do dever cumprido vos dará a tranqüilidade de espírito e a resignação. O coração bate melhor, a alma se acalma, e o corpo já não sente desfalecimentos, porque o corpo sofre tanto mais quanto mais profundamente abalado estiver o espírito. 

(Havre, 1861) 

Fonte: Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo)
(Tradução de J. Herculano Pires) – 55. Edição – São Paulo/SP. 
Editora: LAKE – Fevereiro/2000 - Pág.: Capítulo: VI – (103)


Nenhum comentário:

Postar um comentário