quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

MENSAGENS DE AUTO AJUDA

A Arte de não Adoecer


Se não quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos"

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia

Se não quiser adoecer - "Tome decisão"

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "Busque soluções"

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.

Se não quiser adoecer - "Não viva de aparências"

Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso... uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.

Se não quiser adoecer - "Aceite-se"

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.

Se não quiser adoecer - "Confie"

Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.

Se não quiser adoecer - "Não viva sempre triste"

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das mãos do doutor". Alegria é saúde e terapia.

Autor: (Dr. Dráuzio Varella)





Campo Minado 


Ao longo da vida, muitos sentimentos e lembranças vão sendo armazenados dentro de nós. Quando algum destes sentimentos são distorcidos e afloram de maneira ameaçadora, transformam o coração num campo minado, com alto poder de destruição. 

Grande parte dos problemas emocionais ocorrem porque, em geral, não manifestamos nossos sentimentos no instante em que eles surgem. Vamos adiando a sua expressão e colocando dentro de nós, sem nos darmos conta, uma bomba de efeito retardado. Algum dia ela vai explodir! São os sentimentos mal resolvidos. 

Essa dificuldade de expressar os sentimentos diante de situações que nos ferem e causam sofrimento imediato, revela nossa insegurança, nosso medo à rejeição ou mesmo, nossa dificuldade em lidarmos com as nossas próprias fragilidades. 

Todas as vezes que deixamos de expressar nossos sentimentos em relação a algo que acabou de nos acontecer, estamos criando uma "dívida emocional". Fingimos, por exemplo, esquecer as pessoas que nos feriram. Todavia esse "esquecimento" um dia vem à tona, e conforme sua intensidade, pode desencadear uma reação explosiva. 

Quanto mais antigos forem os sentimentos bloqueados, mais confusos eles se tornam e mais imprevisíveis serão os seus efeitos. Um sentimento recente se une a outro mais antigo, vai ganhando forças para extravasar, e as conseqüências serão danosas. 

Sentimentos como raiva, medo e culpa podem ser chamados também de doenças de armazenagem". Via de regra, ficam depositados dentro de nós, numa espécie de "banco emocional". O problema é que tornam-se uma "dívida emocional", que um dia nos será resgatada. Nenhuma dívida emocional é saudável. A Bíblia ensina: "a ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor". 

O espaço de tempo entre a dor e a nossa reação é que constitui a dívida emocional. Os sentimentos em vez de serem expressos de maneira adequada, são retidos e "esquecidos" em nosso banco emocional. Ao impedirmos que eles se manifestem adequadamente, nos tornamos devedores a nós mesmos, afetando nossa energia vital. Quanto mais nos bloqueamos por dentro, menos energia sobrará para sermos nós mesmos. 

Procuremos nos libertar das garras do passado. Aceitar o passado e olhar para o futuro com esperança, ajuda a trazer de volta a paz perdida. Crescer é se comprometer com a mudança. É modificar nossas respostas diante da vida. Crescer é também tentar compreender e expressar os sentimentos diante das situações constrangedoras. 

Por fim, é preciso desarmar o coração, desativando as "minas explosivas". Para tanto, é preciso esvaziar as prateleiras da alma, muitas vezes cheias de lembranças e sentimentos mal resolvidos, e enche-las com a presença e o amor de Deus. Bem melhor que ser um campo minado, é tornar-se um jardim florido - fonte de paz e vida.


Autor: Pr. Estevam Fernandes de Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário