domingo, 1 de janeiro de 2017

O ANO NOVO NO JAPÃO COMIDAS DO OSHOUGATSU


O Ano Novo no Japão – Comidas do Oshougatsu

Sabemos o Oshougatsu é uma das maiores celebrações no Japão, com uma série de ricas tradições, costumes, rituais, jogos e como não poderíamos deixar de mencionar, a culinária tradicional do Oshougatsu também é diferenciada e rica em alimentos que segundo as superstições japonesas, trazem boa sorte, saúde, longevidade e prosperidade. Conheça os principais alimentos que fazem parte do Ano Novo do povo japonês.

Kagami mochi (镜饼)




O Kagami Mochi é uma decoração especial do Ano Novo japonês para trazer boa sorte e prosperidade no ano novo. É composto por dois bolos de arroz ( mochi ) de diferentes tamanhos, o menor colocado sobre o maior, e um Daidai (um tipo laranja amarga japonesa) colocado na parte superior.

Uma explicação do nome é que a forma dos dois mochi é similar à forma dos espelhos (kagami), antigos, redondos e de cobre, utilizados durante o Período Muromachi. Além disso, o espelho, juntamente com a espada e a joia é um dos três objetos sagrados na religião xintoísta.

A escrita kanji para dadai é 代々, e pode significar “geração em geração”, assim o Dadai simboliza a continuidade das gerações e da vida longa, enquanto o mochi simboliza o ano passado e o ano que vem. Assim, o Kagamimochi simboliza a continuidade da família ao longo dos anos.

O Kagami Mochi é mantida até o início de janeiro, quando, no dia 11, (ou no segundo sábado ou domingo de janeiro) é feito um ritual chamado Kagami Biraki (a abertura do espelho), o primeiro ritual importante depois do Ano Novo.

Durante o ritual, o kagami mochi é quebrado, com a mão ou com um martelo. Jamais deve-se usar uma faca pois isso significaria cortar os laços familiares. Os pedaços do mochi é cozido, levando o nome de shiruko e durante a cerimônia ingere-se o kagamimoshi ou abre-se um barril de saquê (Zouni).

Mochi ( 餅 )


Apesar de ser um alimento consumido no ano todo, ele é amplamente consumido durante as cerimônias do ano Novo, cerimônias e casamentos. No Japão, muitas pessoas fazem o mochi em suas próprias casas com uma máquina de mochi ou máquina de fazer pão.

Mochi é um bolo de arroz, levemente doce e glutinoso e segundo a tradição, deve-se oferecer aos deuses antes de serem consumidos no Oshogatsu. Essa tradição se originou de uma lenda chinesa, que diz que quem comer mochi no Ano Novo, estará comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses.

O processo para fazer o mochi é um tanto complexo. Um dia antes, ele deve ser deixado de molho, para que no dia seguinte seja sovado por duas ou mais pessoas. Durante o sovamento, deve-se ir acrescentando água para umedecer a massa. Depois de pronto, é preciso dar forma ao mochi. O formato depende de cada região, em Tóquio por exemplo, é comum o mochi ter o formato cúbico. No entanto, a superstição manda não fazer mochi no dia 29 de dezembro, pois pode trazer má sorte. Isso porque, o “Mochi” soa como a palavra para “ter” e 9, “ku” soa como a palavra “problema”. Durante o Oshougatsu, ocorre o festival do Mochitsuki, onde o mochi é preparado e distribuído para o público. A data do festival, depende de cada local, mas geralmente ocorre no terceiro dia de janeiro.

Amazake (甘酒)



Amazake é uma bebida tradicional, feita de arroz fermentado, levemente adocicado, espessa e de baixo teor alcoólico. É também conhecida como saquê doce e é muito comum encontrar essa bebida nos templos durante o Hatsumode, podendo ser servido como bebida, sobremesa, lanche ou até molho para salada.

Como o Ano Novo no Japão é em pleno inverno, o Amazake é servido quente e com um pouco de gengibre ralado, o que ajuda os frequentadores dos Santuários a se esquentarem. Além de ser muito nutritivo, os japoneses acreditam que essa bebida cura até ressaca.

Toshikoshi Soba (macarrão de trigo sarraceno)




Este macarrão que tem essa coloração cinza escuro e com um sabor forte é feito com trigo sarraceno. Segundo a tradição japonesa, comer soba noodles na véspera do Ano Novo, especialmente durante a virada, traz longevidade e também é uma forma de se despedir do ano velho e saudar o ano novo, portanto é um prato importante durante o Reveillon japonês.

Osechi-ryouri (お節料理)



Durante os três primeiros dias do ano (sanganichi), os japoneses costumam comer Osechi. São alimentos dispostos artisticamente em uma caixa de madeira laqueada e decorada (juubako), geralmente de forma quadrada ou redonda.

O Osechi é comprado em lojas de departamentos especializados e tem como objetivo dar um descanso para as donas de casa, ficando assim, isentas dessa função. O Osechi é servido frio e cada prato tem um significado para trazer sorte e prosperidade.

Alguns itens de alimentos que fazem parte do Osechi:




kazunoko (ovas de arenque), simboliza a fertilidade e prosperidade.
Kobumaki (Alga Kobu ou kombu enrolado) é consumida para trazer a felicidade no novo ano.
Datemaki (omelete) simboliza sabedoria e sucesso acadêmico.
Takenoko (broto de bambu), tem o mesmo significado do kazunoko, ou seja, simboliza a fertilidade e a prosperidade.

Ozoni (お雑煮)





Ozoni é uma sopa que serve como acompanhamento do Osechi, e segundo a tradição, atrai sorte. O jeito de preparar, depende de cada família, mas geralmente vai mochi (bolinho de arroz) e outros itens como vegetais, frango,frutos do mar, kamaboko (pasta de peixe cozido no vapor), gomame (peixe seco “caramelizado” no molho de soja doce), kuromame (feijão preto cozido), kuri kinton (castanhas em purê de batata doce) entre outros.

Otoso ( 屠蘇)


Otoso é um vinho adocicado de arroz e segundo a tradição japonesa, fazer um brinde (kampai) com essa bebida durante a virada do ano, traz sorte e também tem o poder de exorcizar os maus espíritos.





Autora: Silvia Kawanami

Cultura Tradicional
31/122011






Osechi Ryori – A Primeira Refeição do Ano Novo

O significado por trás do Osechi Ryori


O Ano Novo é uma data muito especial para as famílias japonesas. Na verdade, o Ano Novo japonês compreende os três primeiros dias, chamados de Sanganichi. Segundo a tradição, não se pode cozinhar nada durante esses dias, por isso as famílias consomem bentôs especiais chamados de “Osechi Ryori” (御節).

A tradição do Osechi Ryori teve início no período Heian (794-1185) tornando-se uma comida típica do Oshougatsu no Japão. Os alimentos são colocados artisticamente em uma caixa de madeira laqueada e decorada chamada Jubako. Como não pode cozinhar nada no Ano Novo, toda a preparação é feita na véspera do Ano Novo.

Mas eles também são vendidos em lojas de departamentos especializados e com a correria do dia a dia, muitos optam em compra-los prontos para o consumo. Os preços podem variar muito, mas custam em média Y10,000 (com a quantidade suficiente para alimentar uma família por pelo menos três dias).

Mas existem alguns caríssimos, feitos por chefs famosos. Estes podem custar, duas ou três vezes mais. Uma coisa a se notar no Osechi é que a apresentação é muito importante. O equilíbrio entre o sabor, aroma, cores e a delicadeza de como cada alimento é embalado, faz dessa refeição, uma verdadeira arte.

Os alimentos presentes no Osechi Ryori são basicamente os mesmos em todo o Japão, com sutis diferenças regionais que são refletidas na doçura, salinidade, aroma, etc. E boa parte dos alimentos são secos ou contem uma grande quantidade de açúcar ou vinagre para que possam durar por O Osechi Ryori é sem dúvida a refeição mais importante do ano e como tudo no Japão, essa refeição é carregada de simbolismo. Até a forma de degustá-lo é feito de maneira especial, já que são usados hashi com extremidades arredondadas. E cada alimento traz um significado diferente.

Que tal conhecermos o significado dos principais alimentos presentes no Osechi Ryori, a primeira refeição do ano de um japonês?


1. Kuromame (soja preto)
Simboliza boa saúde.

2. Kazunoko (ovas de arenque)
Simboliza fertilidade e prosperidade.

3. Tazukuri (anchovas secas)
Simboliza fartura.

4. Goubo (raiz de bardana)
Simboliza saúde e prosperidade.

5. Datemaki (omelete doc com pastae de peixe ou camarão)
Simboliza sabedoria e sucesso acadêmico.

6. Kouhaku kamaboko (bolo de peixe japonês)
Simboliza sorte e pureza.

7. Kuri Kinton (purê de batata doce e castanhas)
Simboliza fortuna e prosperidade.

8. Yakizakana (peixe grelhado)
Simboliza sucesso e riqueza.

9. Ebi (Camarão)
Simboliza longevidade e renovação da vida.

10. Subasu (raiz de lótus)
Simboliza as expectativas sobre o futuro.

11. Kouhaku namasu (conserva de daikon e cenoura)
Simboliza um bom presságio.

12. Nishiki tamago (Ovo cozido a vapor)
Simboliza riqueza.

13. Surume (lula seca)
Simboliza festa, celebração.

14. Konbu Maki (arenque seca envolto em alga)
Simboliza felicidade e sabedoria.

15. Satoimo (inhame)
Simboliza uma oração para as crianças.

16. Kuwai (raiz da planta Sagittaria)
Simboliza uma carreira de sucesso.

17. Otafuku mame (feijão largo)
Simboliza fortuna.

18. Hoshigaki (Caqui seco)
Simboliza vida longa

19. Takenoko (broto de bambu)
Simboliza fertilidade e prosperidade.

20. Daidai (laranja japonesa amarga)
Simboliza fertilidade. 


Cultura Tradicional

Autora: Silvia Kawanami
31/12/2014
Culinária no Japão













Nenhum comentário:

Postar um comentário