domingo, 4 de setembro de 2016

AJUDA DO ALTO / MENSAGENS

A ÁRVORE DOS PROBLEMAS 

Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho. A sua serra quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, seu carro não funcionou no final do dia na hora que iria embora.O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma carona para casa e durante o caminho o carpinteiro não falou nada.

Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com suas mãos. Depois de abrir a porta de casa, o carpinteiro transformou-se! Os traços tensos de seu rosto transformaram-se em um grande sorriso. Ele abraçou seus filhos e beijou sua esposa afetuosamente.

Um pouco mais tarde o carpinteiro acompanhou sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa."Ah", respondeu o carpinteiro, "esta é minha árvore dos problemas. Como eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho e, também sei, que não posso traze-los para meus filhos e esposa, então eu resolvi que toda a noite eu deixaria os meus problemas nesta árvore e os pegaria na manhã seguinte."

"E funcionou?", perguntou o homem já chegando no seu carro.

"Se o Senhor quer saber, funcionou melhor do que eu esperava. Todas as manhãs quando eu volto para pegar meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior..."

(Autor Desconhecido )





ATÉ QUANDO ?

Há momentos na vida em que imaginamos Deus muito distante, sem pressa alguma em nos atender, indiferente ao clamor da nossa voz, à dor que nos aperta o peito. A sensação da demora de Deus nos angustia a alma e o coração, e nos limites da nossa humanidade, perguntamos: "até quando Senhor?" Este é o grito que muitas vezes está preso em nossa garganta."Até quando vamos suportar e teremos que esperar? 

Essa sensação de quase abandono, por conta da aparente demora de Deus, muitas vezes coloca nossa fé em xeque-mate. Parece até que toda a construção da nossa espiritualidade vai desmoronando, como um edifício em ruínas. A paciência vai sendo vencida pela agonia; a fé, ainda que contra a nossa vontade, entra em crise, abalada pela pressão dos ventos contrários, que jogam sobre nós a poeira da incredulidade. 

Entre nossas necessidades mais urgentes e a sensação da demora de Deus, há algumas lições importantes que precisamos aprender. A primeira, se refere ao tempo de Deus, e o nosso. Deus não tem pressa! O agir de Deus, como Senhor do tempo e da história, é a exata medida de sua precisão. Deus é perfeito em tudo que faz. A pressa é uma das características do agir humano, permeado pela ansiedade, pela insegurança e, sobretudo, pela sensação oculta de fragilidade que há dentro de nós. Deus é soberano. 

Em segundo lugar, o tempo de Deus é, também, um tempo pedagógico. Enquanto nós esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, trabalhando nossa interioridade; mudando nossas percepções, nossos valores; moldando as estruturas deformadas do nosso caráter, ou mesmo, nos dando visões novas sobre o emergente que nos circunda. Muitas vezes, nos intervalos entre a dor e o sorriso, a ansiedade e a paz, a doença e a saúde, tornamo-nos pessoas diferentes, interiormente curadas, humanamente melhores. 

Geralmente, temos dificuldades em lidar com nossas limitações. Nossos esquemas racionais de tomadas de decisões nem sempre funcionam bem. Estamos sujeitos às surpresas que a própria vida nos reserva. Ocorre, que o curso natural da vida não depende de nós, mas do Criador, Senhor da história. Quando tudo parece totalmente perdido, Ele entra em cena, nos surpreendendo. No silêncio, ouve-se a sua voz. Do nada, Ele faz surgir o necessário. Por isso, saber viver é aprender a plantar sementes de fé; é, também, saber esperar pelo dia de amanhã, sabendo que: "o pranto pode durar uma noite, mas a alegria virá no amanhecer". O segredo é não se apavorar, entendendo que as aparentes derrotas de hoje, estão construindo os caminhos para as vitórias que virão. 

O importante é não apenas perguntarmos: até quando? Mas, o que podemos aprender através desta experiência? O que este momento pode nos ensinar? Portanto, nunca nos esqueçamos: Deus jamais falha, nós é que nos angustiamos. O tempo de Deus é, com certeza, o tempo de vitória! 

Autor: Pr. Estevam Fernandes de Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário