quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CORAGEM

CORAGEM 

A coragem do indivíduo é sempre avaliada pelas suas resistências morais. Se há debilidade de forças interiores, o sofrimento e os desafios da evolução causam-lhe fortes transtornos emocionais, orgânicos e, muitas vezes, geram-lhe desequilíbrios psiquiatricos. No entanto, se as resistências íntimas possuem capacidade de enfrentar os problemas que mais o amadurecem e o tornam mais vigoroso, as ocorrências afligentes e perturbadoras são suportadas com altasdoses de resignação e de valor.

A verdadeira coragem radica-se, esse modo, nos tesouros ético-morais que constituem a organização espiritual do ser humano. Indispensável treiná-la como ocorre com qualquer outra faculdade que exorna o espírito, mantendo a vontade de prosseguir nos exercícios da reflexão, da prece ungida de auto amor e de amor á Divindade, de cuja fonte fluem todas as energias necessárias ao crescimento íntimo.

A cioragem ante os fenômenos existênciais, bons e afligentes, torna-se de inestimável significado, por proporcionar bem-estar e alegria de viver, mesmo quando as ocorrências podem ameaçar a harmonia. Nesse capítulo, destaca-se a coragem da fé, que mantinha os mártires com elevada resignação ante as injunções penosas a que eram submetidas, fato prossegue em todos os tempos, como desafio aqueles que abraçam os ideais de enobrecimento e de dignificação da sociedade.

Em razão das heranças ancestrais, quando o Espírito se permitia o luxo da vulgaridade e do crime, as energias morais eram defluentes da agressividade e do orgulho, do ego enfermiço e das paixões vis. Á medida que consegue melhorar-se e aprimora, aquela força perversa transforma-se em decisão nobre de serguimento, e mediante o querer um acendrado interesse converte-se em vigor que é a coragem para os auto enfrentamentos e as agressões enternas do meio ambiente e do social.

Sempre que o esforço coroa-se de êxito em pequenos embates, mais se amplia o quadro de resistências morais, o que favorece o Espírito com decisão para a vançar resolutamente pelo caminho elegido na busca da sublimação. É comum acontecer a perda do ânimo, quando falece a coragem diante dos desafios existências, debitando mais o ser que se deve erguer do aparente fracasso, que afinal, é uma experiência evolutiva enriquecedora. Ninguém consegue atingir a culminância de qualquer tenta-me se não persistir na ideia e na ação.

Através do erro alcança-se o comportamento correto, sendom isto sem oportuno, jamais desistir, contando com a certeza do triunfo que somente acontece quando se persiste na atividade. Quem alcançar a pelenitude não o fez por passe de mágica, se não mediante o esforço bem direcionado para o objetivo mantido pela mente. A coragem, portanto, impõe-se como equipamento de emergência para a autorrealização paraa conquista da plenitude.

Nunca te consideres destituído de coragem moral, porque ainda não foste alcançado pelas testemunhas, não enfrentaste situações agressivas, ao recear, por antecipação, a sua ocorência. O temos de um momento desaparece quando se faz imperiosa a decisão de enfrentar a inevitável, com demosntração de que há reservas de recursos morias e espirituais que são desconhecidas, exatamente pir falta de oportunidade para manifestar-se. Nos grandes combates surgem os heróis, que não poucas vezes, são pessoas anônimas e simples, que jamais acreditavam poder superar os medos íntimos acreditavam poder superar os medos íntimos eagor de maneira correta.

A timidez invariavelemente conspira contra a coragem, dando ideia de fraqueza moral,mas quando desconfiada pelos acontecimentos, da lugar á intrepidez e á valentia da dginidade, com desempenho saudável no enfrentamento dos combates. Desse modo, nunca se deve permitir o comportamento de subestimar-se a capacidade de luta e a coragem para a preservação da existência digna e saudável. Quando realmente se deseja algo, fazer e produzir, muito fácil e exequível torna-se o empreendimento.

Ao manter-se uma atitude de injustificável receio, auto combatem-se as energias que poderiam ser canalizadas de maneira positiva, sem a diminuição da resistência de que se constituem. Todo aprendizado é feito por etaas que se sucedem, o que faculta mairo facilidade para a aquisição de novas experiências iluminativas e libertadoras. É certo que o Senhor não direciona fardo co maior peso para as pessoas que não possuem resistências morais. Ocorre que, facilmente, o indivíduo que se snete vitimado e não está acostumando á luta, foge para a auto compaixão e se esconde entre os fantasmas do medo, quando lhe é imposto o dever de lutar e superar a situação adversa.

Antigo adágio popular ensina: Faze da tua fraqueza a tua força e vencerás. Todo milagre é resultado de forças que se conjugam em harmonia para a ocorrência ditosa, em perfeita sincronicidade cósmica e espiritual. Cresce, portanto, na direção do trabalho, do esforço pessoal, para tornar-te melhor, mantèm a alegria de poderes produzir, não te permitas a tibieza cômoda de aceitação do insucesso, sem a tentativa da luta e favor do êxito. Quanto mais sucesso se alcançar em cada tentativa que se coroa de bênçãos, mais se desenvolve a coragem para novos empreendimentos evolutivos. A vida exige ais daqueles que a amam, que se permetem autorrealização, que laboram em favor do mundo melhor e mais ditoso.

Quem visse aquele Homem de aparência frágil, tambado sob o peso da cruz, não poderia conceber que se tratava do construtor do Planeta Terrestre, que suportaria a crucificação com altivez, sob dores atrozes e destrutivas, alcançando o clímax do seu ministério com o brado de perdão aos que se lhe fizeram inimigos. Treina a coragem em qualquer situação, cresce sob o peso da tua cruz de rosas e perfuma a estrada que percorres até alcançares a culminância na vitória sobre a própria fraqueza. 

Fonte: (Do Livro Tesouros Libertadores, cap.17) 

Psicografia do Médium Divaldo Pereira Franco 

Centro Espírita Caminho da Redenção 
End. Rua Jayme Vieira Lima – N. 104 – Pau da Lima/ Salvador-BA. 
CEP: 41235-000
Telefax: (71) 3409-8337 







Nenhum comentário:

Postar um comentário