terça-feira, 14 de julho de 2015

MENSAGENS DE AUTOCONHECIMENTO

Passos para ser feliz e se sentir bem consigo mesmo

Nem sempre esta é fácil se amar, quem nunca acordou se sentindo mal, se sentindo feio, com a autoestima completamente baixa? Nestes dias, existem algumas maneiras de dar a volta por cima. Confira algumas dicas que podem ajudar!

Durma bem

Durante o sono, o corpo renova neurotransmissores críticos para o bem-estar. Um estudo do periódico internacional Psychology Press revelou que pessoas que dormiam bem tinham uma capacidade de lidar com as emoções melhor do que aquelas com distúrbios de sono. Procure dormir pelo menos sete horas por noite.

Compare-se

É provável que você tenha um ou vários motivos para ficar feliz. Lembrar-se deles pode elevar seu grau de contentamento. Se isso não for suficiente, experimente uma técnica mais dramática. Uma vez por dia, complete a frase: “Ainda bem que eu não…” Pesquisas mostram que os níveis de felicidade aumentam quando nos comparamos a pessoas que estão piores do que a gente.

Conheça o seu limite

Um estudo da multinacional de saúde comportamental ComPsych revelou que 63% das pessoas sofrem com alto nível de stress no trabalho. E muita gente nem é apaixonada pelo que faz. Ao contrário, encara o trabalho como uma fuga da vida pessoal.

Evitar o problema central causa apatia – que pode ser o pontapé para problemas maiores, como depressão, perda de apetite, distúrbios do sono e falta de energia. Se você puder, tire um tempo para si mesma diariamente.

Peça auxílio

Procurar ajuda psicoterapêutica já é metade do caminho. O mais indicado é o tratamento inspirado na psicanálise. Os psicanalistas são treinados para escutar e manejar as situações de trauma sofridas pelas pessoas.

Transpire

Exercitar-se 30 minutos por dia pode ajudá-la a combater o desânimo por aumentar os níveis de serotonina, o hormônio que regula o humor e o pique. Comece com caminhadas curtas. Não importa a atividade escolhida – ioga, dança ou um DVD com exercícios funcionam. O segredo é a consistência.

Tenha metas realistas

Estabelecer objetivos é ótimo – desde que eles sejam alcançáveis. Pesquisas mostram que se levam em média dois meses para adquirir um novo hábito. Comece estabelecendo um objetivo por mês.




 
NÃO SE REJEITE ACOLHA-SE E TENHA COMPAIXÃO POR SI MESMO


Qualquer sentimento ruim pode se tornar a seu favor com alguns ajustes. Rejeitar é a pior coisa a fazer. Você se torna uma sucessão de fragmentos de personalidade sem consistência e sem força. 

Jung atribuiu o nome sombra aos aspectos de nossa personalidade rejeitados por nós mesmos, por medo, vergonha, ignorância ou desamor. “A sombra é aquela pessoa que você não gostaria de ser”. O poeta e escritor Robert Bly descreve a sombra como uma mochila invisível que cada um de nós carrega às costas. À medida que crescemos, vamos guardando na mochila todas as nossas características que não são aceitas pela família e pelos amigos. Bly acredita que passamos as primeiras décadas de vida enchendo a mochila e que gastamos o resto da vida tentando recuperar o que pusemos na mochila para aliviar o fardo. Mas todos os nossos chamados erros ou aquilo que a sociedade rejeita sobre nós, são os nossos maiores trunfos. É fácil entender. Se o Universo está contido em nós e nós estamos contidos no Universo, podemos ser a expressão de qualquer coisa. De avatar a assassino. Se nós não permitimos sentir algo que está aflorando em nós, estamos rejeitando parte de nós mesmos. Não que seja extremamente necessário executarmos as manifestações de nosso ser em todos os sentidos, como, por exemplo, matar ou violentar como forma de se aceitar. 

Mas o problema surge quando uma emoção aparece e se não a qualificarmos, imediatamente, como um bom sentimento, logo a sufocamos pelo medo de não sermos aprovados, ou mesmo causarmos decepção em quem amamos. Muitas pessoas acabam rompendo laços e indo morar em iugares distantes somente para sentirem a liberdade de serem elas mesmas. Conheço mulheres que ficaram com um enorme sentimento de culpa quando descobriram que poderiam odiar seus filhos e também seus pais. Normal, podem acreditar. 

O aprendizado na Terra também passa por esses sentimentos que são a manifestação oculta do amor. Somos duais, por enquanto. Ser por inteiro é também viver esses sentimentos. Quanto mais admitirmos poder ser qualquer coisa, de bandido a santo, ficamos menos preocupados em corresponder às imagens esperadas pelos nossos chefes, cônjuges, amigos, etc. Somos também mauzinhos, com muito amor, é claro. 

Um bom exercício para que possamos acolher nossos mais escondidos porões fétidos de nosso ser é responder às seguintes perguntas:.”Do que é que eu tenho mais medo? Quais os aspectos da minha vida que precisam ser mudados? O que pretendo conseguir com isso? O que mais temo que alguém descubra sobre mim?. O que mais me atemoriza descobrir sobre mim mesmo? Qual foi a maior mentira que já contei a mim mesmo? Qual foi a maior mentira que eu já disse a outra pessoa? O que pode me impedir de fazer o trabalho necessário para transformar minha vida?“ Estas frases são orientações da terapeuta Debbie Ford, em seu livro “O lado sombrio dos buscadores da luz”. 

Uma vez respondida as perguntas, com total sinceridade, convide todas as respostas dadas a se integrarem na luz para se transformarem numa expressão melhor. Qualquer sentimento ruim pode se tornar a seu favor com alguns ajustes. Rejeitar é a pior coisa a fazer. Você se torna uma sucessão de fragmentos de personalidade sem consistência e sem força. 

Mas seguindo o pensamento da mudança de percepção, quando se deparar com algum sentimento desconfortável, oriundo muitas vezes de algo que lhe chama a atenção, antes de julgar e se desequilibrar ou desconectar-se e agredir o outro, respire fundo e perceba o que realmente está sendo dito a você. 

Por que ficamos tão angustiados quando nos percebemos maus ou inadequados? Quantos de nós não teve vontade de se vingar ou de cometer um ato considerado indigno ou inesperado? Não se desespere ou se culpe, pois todos nós já fizemos isso. Desde os mais centrados aos mais impulsivos, sempre haverá um momento em que percorreremos aquele lugar dentro de nós do qual nos envergonharíamos de revelar. Não se rejeite, acolha-se e tenha compaixão por si mesmo. Reconheça todas as partes de você como necessárias ao seu desenvolvimento. Quanto mais negamos, mais o que nos desconforta se torna insuportável de admitir e contra nós. 

Estamos tentando unir as 2 pontas para manifestar a Unidade. Enquanto a dualidade permanecer no planeta, só nos resta amar todos os cantinhos do nosso Ser para mais adiante, nos sentirmos por inteiro. 

Vera Ghimel – veraghimel@oi.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário