sábado, 7 de março de 2015

SAUDAÇÃO DE ANO NOVO DE 2015/JAPÃO - REV. KOBAYASHI

Saudação de Ano Novo 2015 – Rev.Kobayashi

Rev. Masayoshi Kobayashi
Presidente da Igreja Messiânica Mundial – Izunome

Feliz Ano-Novo a Todos!

Sinto imensa gratidão pela permissão de vermos o início de mais um novo ano, envolvidos pela Luz do Supremo Deus e de Meishu-Sama e também pelas orações de Kyoshu-Sama.

Hoje, celebramos os 80 anos de instituição da nossa Igreja. Trata-se de um momento muito importante, que marca o início de um novo ciclo. Desejo, portanto, que retornemos ao sentimento inicial e, com espírito de aprendizes, estudemos os ensinamentos de Meishu-Sama. Desejo, ainda, que continuemos nos inspirando nas orientações de Kyoshu-Sama e empenhando-nos, de corpo e alma, na vivência das práticas básicas da fé messiânica e das três colunas da salvação. Que, por meio do amor altruísta, cultivemos a virtude, sejamos pessoas simpáticas e cumpramos nossa missão como pioneiros da salvação!

Conforme os veículos de comunicação vêm noticiando, tanto a natureza como a sociedade vêm atravessando um período bastante conturbado. Problemas complexos, catástrofes e conflitos surgem sem cessar, um após o outro. Contudo, isso não deve ser interpretado como algo totalmente negativo. Afinal, confrontar-se com um obstáculo é o primeiro passo rumo ao crescimento, ao desenvolvimento. Porém, para ultrapassarmos um obstáculo, que exige maior atenção, devemos ter força e sabedoria suficientes para identificar e solucionar o que o originou. Em outras palavras, quando entramos em um período conturbado, é necessário “voltar ao início”.

A prática das três colunas da salvação de maneira equilibrada

Em 2014, três cientistas japoneses foram laureados com o prêmio Nobel de Física pela invenção do LED (diodo emissor de luz) Azul, que reuniu as três cores primárias da luz, possibilitando, assim, que qualquer outra cor possa vir a ser utilizada. Na nossa igreja, a religião da Luz, as três colunas da salvação “Johrei, Agricultura e Alimentação Naturais e a Arte” equivalem às “três cores primárias da Luz”. A salvação plena proposta por Meishu-Sama vai-se desenvolvendo de maneira livre e desimpedida, quando esses três aspectos são implementados harmoniosamente em nossas vidas. Portanto, é fundamental praticá-los no nosso dia a dia e de maneira bem equilibrada.

As “práticas básicas”, indispensáveis na elevação da fé

Um bom jogador de beisebol, seja profissional ou amador, está sempre treinando as técnicas básicas de seu esporte, como por exemplo, pegar a bola enquanto corre. Do mesmo modo, em tudo o que fazemos, para que consigamos progredir, não podemos nunca esquecer o essencial. As práticas fundamentais do membro da Igreja Messiânica Mundial são culto, Johrei e dedicação. Se desejamos a elevação de nossa fé, devemos praticar estes três pilares de maneira contínua, sem vacilo e sempre com o espírito renovado.

Sobre o Culto. Naturalmente, é muito importante orar nos Solos Sagrados e nas unidades religiosas. Contudo, é essencial empenhar-se para viver uma vida de oração. Nidai-Sama nos orienta: “Iniciar algo com oração é uma tarefa dos religiosos e também a prática básica para salvar o mundo.” Ela nos aconselha a orar pela manhã e nos empenhar ao máximo para cumprir nossa missão diária e, à noite, agradecer, antes de descansar. É preciso orar para renovar-nos e sermos utilizados como elementos úteis na construção do Paraíso Terrestre.

O primeiro passo rumo a uma “vida de oração” é a entronização do altar do lar. Meishu-Sama nos ensina que “com o culto no altar do lar, a atmosfera espiritual do lar se ilumina”, que “a cada vez que oramos diante do altar do lar, recebemos luz e vamos sendo purificados”. No caso daqueles que ainda não têm o altar do lar, peço que continuem se empenhando, contando sempre com a ajuda dos antepassados, para que toda a família ingresse na fé, podendo, assim, passar a contar com seu apoio nas dedicações.

Sobre o Johrei. Devido a seus resultados espetaculares, o Johrei tende a ser interpretado como uma técnica de purificação física. Contudo, seu principal objetivo – criar pessoas ligadas a Deus –, se concretiza à medida que, conhecendo o grande amor divino presente e atuante em sua essência, nos empenhamos em compartilhar este amor com as pessoas que se encontram à nossa volta. Meishu-Sama nos orienta que o Johrei é o único, inigualável, absoluto e radical meio de eliminação do conflito. A boa vontade em dialogar, em compreender uns aos outros e em criar um sistema colaborativo, ou seja, os esforços em prol da criação de um mundo harmonioso apresentarão maiores resultados se forem realizados com a ministração do Johrei.

Não podemos esquecer, ainda, que a Agricultura e a Alimentação Naturais, as atividades da Ikebana Sangetsu e o sonen e palavras do bem, dentre outras práticas, são todos meios para purificar as nuvens espirituais. Portanto, neste aspecto, são iguais ao Johrei. Desse modo, precisamos dedicar-nos com afinco à prática do Johrei em sentido amplo.

Sobre a Dedicação. O desejo constante de dedicar e praticar a fé que se renova continuamente nos é orientado por Nidai-Sama: “Surge da gratidão pelas graças recebidas de Deus (…) Através da dedicação, nasce mais sentimento de gratidão que, por sua vez, faz aumentar o desejo de dedicar e assim por diante. Imperceptivelmente, incontáveis graças Divinas cobrem o espírito da pessoa e, finalmente, seu caráter torna-se elevado. (…) Sua fé se solidificou.” Tomando como base o princípio de que quanto mais dedicarmos e cultivarmos as virtudes, mais teremos a deixar como legado para os nossos descendentes, quero que sigamos nossos dias sempre dedicando como verdadeiros instrumentos de Meishu-Sama, como se fôssemos seus braços e pernas neste mundo.

Bem, já disse basicamente o que gostaria de transmitir-lhes, mas, só para complementar: mesmo em se tratando de práticas, temos três níveis principais. O primeiro nível é aquele em que as pessoas “as realizam se alguém as orientar a fazê-lo”. O segundo é o das pessoas que “conseguem praticar sozinhas”. O último nível é quando conseguem “conduzir outras pessoas a praticarem”. O primeiro nível tem como objetivo chegar ao segundo. Este, por sua vez, almeja o terceiro nível. Enfim, espero que cada um de nós esteja sempre pensando no próximo patamar a ser alcançado.

Fukutoku Enman (felicidade, bênçãos e plenitude) – isto começa pelo lar

Em comemoração aos 80 anos de instituição de nossa Igreja, os participantes do culto de hoje, aqui no Solo Sagrado de Atami, receberão uma réplica da caligrafia Fukutoku Enman, escrita por Meishu-Sama. Fukutoku é uma palavra utilizada para designar “toda a felicidade e bênçãos” que nos são concedidas quando praticamos o Bem. Enman significa “plenitude, satisfação”.

Esta caligrafia é uma daquelas que Meishu-Sama escrevia no primeiro dia do ano para oferecer aos fiéis que vinham cumprimentá-lo pelo ano-novo. Cada um deles recebia a caligrafia como se fosse a diretriz de Meishu-Sama sobre o direcionamento das práticas, tarefas e foco na fé para aquele ano. Gostaria que nós aceitássemos a caligrafia de hoje como se o próprio Meishu-Sama estivesse concedendo-a a nós, como uma tarefa, como a missão de concretizar o Fukutoku Enman, primeiramente em si e, depois, expandi-lo no lar e ao nosso redor, fazendo deste momento um recomeço.

A Cerimônia de Inauguração do Memorial Mokiti Okada está prevista para o mês de abril. Meishu-Sama nos orientou que, com o desenvolvimento da construção do Solo Sagrado de Kyoto, a atividade de difusão se expandiria em âmbito mundial. Eu gostaria de, lado a lado com os senhores, continuar me empenhando na construção e na plenitude dos Solos Sagrados, incluindo a Terra Celestial.

Renovando, junto a Deus e a Meishu-Sama, meu compromisso de servir à Obra Divina, gostaria de encerrar minhas palavras, desejando aos senhores um Feliz Ano-Novo.

Muito obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário