sábado, 6 de julho de 2013

Para ser uma Pessoa Simpática é preciso ser um Bom Ouvinte


Para ser uma Pessoa Simpática é preciso ser um Bom Ouvinte

Bom-dia a todos!

Sei que, em muitos Centros de Aprimoramento, muitas pessoas estão assistindo ao Culto de hoje. Os senhores de todas as regiões do Brasil estão passando bem? Como hoje é Dia do Trabalho, primeiramente, quero parabenizar os trabalhadores do Brasil e do mundo inteiro. Semana que vem será o Dia das Mães, não é? Antecipadamente, meus Parabéns ás mães do Brasil! Antes de sair do Solo Sagrado do Japão, fui cumprimentar nosso Líder Espiritual, Kyoshu-Sama. Ele mandou um forte abraço aos senhores, pioneiros da salvação. De acordo com os relatórios recebidos, comuniquei a ele o empenho de todos na prática da horta caseira.

Logo que cheguei ao Brasil, ouvi muitos relatórios, e uma experiência chamou muito a minha atenção. Há um missionário que, ao participar da oficina da horta caseira, começou a plantar alface em casa. Ele sempre brincava com as crianças do prédio. Um dia, a esposa dele sugeriu que compartilhasse os pés de alface que plantara, com as crianças. Esse senhor foi então ao apartamento de dois irmãozinhos, mas eles tinham saído para passear com a mãe. Só o Pai estava em casa. Nesse momento, entregou os pés de alface e começou a explicar a respeito da horta caseira. O vizinho logo sentiu afinidade como missionário e o convidou para entrar.

Em seguida, começou a contar os problemas por que estava passando: saúde e desemprego. Então o missionário ofereceu-lhe johrei e, a partir daí, passou a visitar o vizinho diariamente, que depois, começou a freqüentar o Johrei Center. Em pouco tempo, os problemas de saúde foram se solucionando, e ele conseguiu o emprego que vinha procurando há muito tempo. Hoje, esse vizinho já recebeu o Ohikari, está se empenhando em se tornar um novo pioneiro da salvação, dizendo ás pessoas: “Benditos pés de alface que mudaram a minha vida”! A Agricultura Natural de Meishu-Sama é a “Arca de Noé do século XXI”.

Através das muitas experiências de fé que recebemos, podemos comprovar que essas hortas têm uma missão especial, por que fazem o ser humano compreender o poder da grande natureza e desenvolver um forte sentimento de gratidão a Deus. Também temos percebido que ela é um caminho para a expansão da Obra Divina. Quando envolvemos um vizinho ou um amigo na prática da horta caseira, estamos transmitindo o evangelho de Meishu-Sama e levando a Luz de Deus por meio da Agricultura Natural. Com isso, entendemos que a horta caseira não é para simplesmente consumirmos produtos naturais: ela é uma coluna de salvação! Ano passado, no mês de outubro falei no Japão sobre a simpatia. A partir de então, viemos, a cada mês, aprofundando as diversas posturas de um simpático pioneiro da salvação. Falamos sobre bondade, cortesia, sorriso, compaixão. E hoje, gostaria de acrescentar um ponto muito importante dentro do quesito simpatia.

Uma pessoa simpática é também um bom ouvinte. Todo mundo,quando se encontra com alguém que o escuta e compreende seu sentimento, senti-se bem, não é? Sem perceber, procuramos nos relacionar com esse tipo de pessoa, pois naturalmente temos vontade de abrir nosso coração. Ao contrário,se aparece alguém que quer nos abrigar a concordar com o que ele pensa, quer nos convencer de qualquer forma, o coração parece ficar travado. Como eu sei que os senhores querem se tornar pioneiros da salvação é muito importante entender à diferença entre essas duas situações. Outro dia, me apresentaram um poema muito interessante, de um autor desconhecido, que gostaria de ler para os senhores...

Quando te peço para me escutar,
Tu logo começas a me aconselhar...
Mas não é isso que estou a desejar.

Quando te peço para me escutar, 
Tu logo queres saber o motivo
Da minha conversa.

Desculpe-me, mas isso me faz
Sentir muito mal.
Quando te peço para me escutar,
Tu logo pensas: 

“Preciso resolver esse problema”...
Pode parecer contraditório, mas 
Não é isso que estou te pedindo.

As pessoas oram a Deus,
Porque ele nada fala...
Deus apenas escuta,
Não fica dando conselhos.
Por isso, por favor, apenas
Escuta-me em silêncio.


Se tu queres falar comigo
Espere alguns instantes,
Até eu terminar de falar
Se assim o fizer, certamente,
Meus ouvidos te emprestarão. 

O que acharam? Isso explica porque Deus criou o homem com dois ouvidos e apenas uma boca. Ou seja, tem que ouvir mais e falar menos. E esse Poema mostra claramente isso. Acho que a maioria dos senhores conheceu o saudoso Reverendo Francisco. Para mim, ele sempre será o Choquinho, dentro do meu coração. Ele foi um grande missionário que desenvolveu a Difusão no Brasil e construiu os alicerces da Igreja Messiânica no continente africano. Entretanto, houve uma época em que ele passava por muitas dificuldades. Certo dia, ele me pediu uma orientação: Reverendo, muitos membros não praticam o que eu digo. Por que será? O que devo fazer? Acho que é porque muitos membros pensam que você não está entendendo o problema deles.

Ele ficou surpreso com a minha resposta e perguntou: É mesmo? Mas por que o senhor acha que eu não entendo eles? Porque, quando conversa comigo você sempre interrompe a minha fala dizendo: “Já entendi! já sei! Entendi muito bem o que o senhor quer falar.” Por isso, não consigo sequer terminar de decorrer sobre o que queria transmitir a você. Já que é assim comigo, certamente com outras pessoas não deve ser diferente. Antes de se tornar Ministro, você foi um grande jogador de futebol. Por isso, tem ótimos reflexos, os quais acabaram se tornando seu ponto fraco na comunicação: como toda essa agilidade, quando você ouve alguma coisa, logo que responder na hora. “Sei “que você diz a coisa certa, mas na visão dos membros, como você interrompe a conversa deles, muitos deve pensar:” Puxa o Ministro não entende o meu sentimento”. Eu sei que você tem grande amor, mas não esta conseguindo transmiti-lo ás pessoas. Por isso, procure ouvir com o coração, para ouvir a voz do coração das pessoas. Assim vai passar confiança para que elas consigam abrir-se com você.

Mal eu acabei de falar isso, o Chiquinho logo me interrompeu e disse: “Já entendi! Agora entendi Reverendo!” você está fazendo outra vez! Acho que ainda não entendeu! Depois de escutar tudo o que as pessoas querem dizer, não se apresse dê um tempo. Mastigue bem o que ouviu e, antes de falar alguma coisa, engolir a saliva. Agindo assim, os membros passarão a sentir que você compreendeu o coração deles. Ao escutar essas palavras, desta vez ele ficou quieto respirou fundo e engoliu a saliva para dizer: “Muito obrigado, reverendo! Agora “caiu a ficha”. Entendi. Vou praticar isso! Certamente, ele teve que se esforçar muito mas graças ao seu empenho, aumentou o número de membros que estavam agradecidos que estavam agradecidos ao Chiquinho e passaram a praticar o que ele orientava.

Isso mudou a atmosfera da igreja, o que gerou uma grande expansão. Por isso, é muito importante ouvir até o fim. Eu mesmo, dias atrás, vivi isso dentro de minha casa. Meu neto de três anos estava desenhando enquanto eu estava lendo o Jornal. Então, ele veio até no meu lado e me mostrou o desenho dizendo: Olhe vovô o que eu fiz. Olhei para o papel e logo fui dizendo: Puxa, ficou muito bonita essa banana madura, bem amarelinha, parece bem gostosa, cheia de pintinha. Ele abaixou a cabeça e, com ar de tristeza, foi embora sem falar nada. Eu pensei: “Ué eu elogiei o desenho dele por que ele ficou assim?”

Logo depois fiquei sabendo que ele foi correndo para contar á mãe dele: “mamãe, eu não vou mais mostrar meus desenhos para o vovô. Eu desenhei um navio amarelo e ele chamou de banana madura”. Então, refleti: Puxa vida pensando bem, olhei o desenho interpretei e logo dei minha opinião, sem ao menos ter certeza do que estava falando. Eu não escutei o menino até o fim. Demorei um tempão para reconquistar meu netinho. Creio que muitos conflitos familiares são criados pelo fato que não conseguimos ouvir atentamente os filhos netos e, principalmente, a esposa ou o marido. Realmente, é importante ouvir até o fim, porque toda pessoa que está sofrendo ou está triste, sente que ninguém compreendeu o sofrimento dela. Por essa razão, temos que lhe dar muita atenção. Eu digo: Quem ouve só de ouvido, ouvi o que o outro fala com a boca. Mas quem ouve com a alma. Este é o verdadeiro ouvinte!

Então, vamos nos tornar verdadeiros ouvintes?

Muito Obrigado! Boa missão a todos!


Saudação do Revmo. Tetsuo Watanabe
(Presidente Mundial da IMM)
Solo Sagrado de Guarapiranga – São Paulo/SP.
(01 de maio de 2013)

Fonte: Revista IZUNOME 
N.65 – Maio /2013 – São Paulo/SP.










Nenhum comentário:

Postar um comentário