terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Torii um dos Símbolos do Japão

Torii um dos Símbolos do Japão 

O Torii é um dos elementos mais reconhecidos quando se fala em Japão. É uma construção típica do xintoísmo, a religião nativa do país, e representa a entrada em território considerado sagrado. Quando feito de madeira, o Torii geralmente é pintado de vermelho – segundo a tradição japonesa, tal cor tem o poder de espantar doenças. Existem Torii feitos de pedra, bronze e outros materiais também. 


A partir do período Nara (710-794), o budismo ganhou força no Japão, o que teve como conseqüência a construção de alguns dos maiores templos do país. Ao mesmo tempo, o xintoísmo também evoluiu seus rituais e arquitetura própria. Exceto em breves períodos de conflito, as duas religiões coexistiram harmoniosamente. Santuários xintoístas eram construídos dentro da área de templos budistas para abrigar a divindade que protege o local. Um grande exemplo desse sincretismo é o Kane no Torii, localizado próximo da entrada do templo Kinpusenji, na província de Nara. Ele foi feito do bronze que sobrou da confecção da grande estátua do Buda do Todaiji e tem em sua base a flor de lótus, um dos símbolos do budismo. 


Em alguns santuários, há grande quantidade de Torii enfileirados, podendo chegar a milhares, formando praticamente um longo túnel. Esses Torii geralmente menores (aproximadamente dois metros de altura) são doados por devotos em agradecimento por saúde, prosperidade nos negócios e outros motivos. O Torii também é utilizado como ícone em mapas, indicando onde há santuários xintoístas. 





Fonte: madeinjapan. uol.com. br/2011/05/.../torii-um-dos-simbolos-do-japao/ 
Por: Henrique Minatogawa
24.05.2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário