terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Salvar é conscientizar as pessoas sobre a eternidade da vida.

Salvar é conscientizar as pessoas sobre a eternidade da Vida 


Felicitações a todos pelo Culto aos Antepassados! 


Com imenso e profundo respeito, digo-lhes que o único Supremo Deus, que vive por toda a eternidade, preparou inúmeras Partículas do seu próprio espírito no mundo celestial. Nós somos estas inúmeras Partículas, e o Supremo Deus deu início á criação outorgando-nos o Divino sopro da vida juntamente com o seu propósito fazer de nós seus representantes. Em outras palavras, fazer-nos nascer como seus verdadeiros filhos, como Messias. 

E ainda, o Supremo Deus, realizador da grande mudança, a qual chamou de “Transição da Era da Noite para a Era do Dia”, fez com que Meishu-Sama renascesse como seu verdadeiro filho, para que ele nos pudesse servir de modelo, enquanto as coisas são renovadas em sua totalidade. Juntamente com o que existe no Universo com a humanidade e todos os seus Ancestrais e Antepassados, nós que estamos unidos a Meishu-Sama, somos, sem cessar, criados e educados para nascermos novamente. 

Acreditando nisso, renovei meu sentimento durante o Culto que celebramos hoje e louvei o Supremo Deus, que se encontra junto a Meishu-Sama, agradecendo, do fundo do meu coração, seu imenso amor e infinitas bênçãos. Sinto imensa gratidão também por todos os messiânicos, que a começar pelo johrei, se empenham diariamente na Prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama com o intuito de apreendê-los e vivificá-los em sua maneira de pensar e de viver, ou seja, em seu dia-a-dia. Acredito, ainda que Meishu-Sama deva estar muito feliz pelo fato de cada um dos senhores estarem se dedicando, diligentemente, aos treinamentos chamados “Prática do Sonen” e “Prática das pequenas ações Altruístas”, visando ao ser paradisíaco iluminado e radiante, plenamente afinado com a Era do Dia. 

Bem, hoje é o dia do Culto dos Antepassados. Afinal, onde estarão os Antepassados? Onde existe o tal mundo espiritual no qual se diz estarem todos eles? Quando falamos em mundo espiritual, nós nos inclinamos a criar a visão equivocada de que se trata de um mundo existente fora de nós. Meishu-Sama nos ensinou que ele é o “Mundo do Sonen”. Os Antepassados, definitivamente, não estão separados de nós. Não estariam eles dentro do nosso sonen, juntamente com o Supremo Deus e com Meishu-Sama? Em seus Ensinamentos, Meishu-Sama afirma que nós somos a síntese de um incontável número de Antepassados. Portanto, não deveríamos reconhecer que eles estão vivos conosco, já que se encontram dentro do nosso sonen e, ao mesmo tempo, nas células de todo nosso corpo, na forma do denso e invisível código genético? 

Dessa maneira, o mundo espiritual e o mundo material não existem separadamente: O Supremo Deus os governa como um único mundo. Neste momento, sinto a necessidade de modificar minha maneira habitual de pensar a vida. Isto porque, até então, quando se falava em vida, eu acabava centrando meu pensamento na vida física, visível. Em outras palavras, quando eu pensava “sou um ser vivo”, era muito forte a idéia de vida a partir do momento em que nasci neste mundo até meu último suspiro. Quando se dizia “teve a vida salva”, eu pressupunha somente a vida, física, a saúde. 

Sendo assim, qual será o verdadeiro significado da expressão “ter a vida salva”? 

O primeiro Poema entoado no Culto de hoje foi: 

“Salvar a humanidade significa conscientizar as pessoas da eternidade da vida”. 

Creio que, por meio deste poema, Meishu-Sama está nos ensinando como é importante para o seu humano saber que a vida é eterna que a verdadeira salvação é ter consciência disso. A meu ver, conscientizar-se da eternidade da vida significa reconhecer que ela não pertence a nós, mas ao Supremo Deus. A morte é uma imagem criada pelo próprio ser humano, que se baseia na idéia de que ele é o dono da vida, a qual, portanto, fica limitada ao mundo visível. O supremo Deus está vivo por toda a eternidade. Ele é nossa própria vida. Sendo assim, precisamos nos conscientizar de que nossa vida pertence ao Supremo Deus. Somente quando reconhecermos docilmente este fato é que, pela primeira vez, conseguiremos dizer que “tivemos a vida salva”, no real sentido da expressão. 

O segundo Poema entoado no Culto de hoje foi: 

“O ser humano é o senhor da vida eterna, que alterna nascimento e morte”. 

Meishu-Sama afirmou que “o ser humano é o senhor da vida eterna”. Não teria sido devido ao fato do ser humano, representando todos os seres, especialmente, os vivos possuir a tarefa de reconhecer que é uma “existência agraciada” com a vida eterna que Meishu-Sama fizera esta afirmação? O que dizer sobre a vida dos Antepassados? Poderíamos afirmar que somos uma espécie de “guia” deles. Contudo, por estarmos aprisionados á idéia fixa mais comum de que o mundo espiritual é o mundo após a morte, acabamos pensando que os Antepassados estão mortos e, ainda, fazendo diferença entre os nossos Antepassados e os das outras pessoas. 

Entretanto, precisamos reconhecer que, assim como a nossa própria vida, o de todos os Antepassados quer dizer, a alma deles, é a vida do Supremo Deus. Nós formamos um só corpo com os Antepassados e Meishu-Sama, libertou-nos do mundo das trevas chamado morte, preparando-nos o caminho por meio do qual conseguiremos viver dentro da luz da salvação. Sendo assim, o verdadeiro guia dos Antepassados é Meishu-Sama, que se acha junto a nós; além do mais, nós nos encontramos na posição de sermos utilizados livremente por ele, como se fôssemos seus braços e pernas. Agora que adentramos uma nova Era do Dia, não deveríamos começar a servir com a convicção de que nossos Antepassados não estão mortos, mas muito vivos dentro do nosso sonen, em cada uma de nossas células, juntamente com Meishu-Sama, recebendo o sopro da vida do Supremo Deus e se desenvolvendo continuamente? Ademais, cientes de que formamos um só corpo com os Antepassados que continuam vivos, gostaria que seguíssemos, acreditando que, conforme vamos ganhando idade, não estão nos debilitando, mas renascendo dia após dia, para nascer de novo junto com eles. 

O Supremo Deus nos criou a partir dele e nos ama como a si mesmo. Em outras palavras, sua intenção é receber-nos como seus filhos. Seu amor é a essência do que chamamos de amor e foi devido a isso que o Supremo Deus preparou todas as existências. É por essa razão que o amor do Supremo Deus está presente em mim, no meu próximo em todas as pessoas e em todos os Antepassados; enfim, ele existe em todos os seres, inclusive nas crianças que virão a nascer neste mundo. 

O Supremo Deus nos uniu, desde o início, a Meishu-Sama por meio do seu amor e está nos criando e educando. Não seria por isso que estamos conseguindo realizar junto com toda a prática do amor altruísta, agradecendo seu amor? O importante é entregar-se a ele (Deus) por intermédio de Meishu-Sama, rogando ser Perdoado, Purificado, Salvo e Ressuscitado para viver plenamente, junto com o grande número de Antepassados e pessoas que não reconheciam o amor Divino. Além disso, é importante manter aceso o desejo de servir para que o amor do Supremo Deus seja compartilhado com todos os seres. 

Uma vez que a existência individualizada presente na natureza humana parece pertencer a nós acaba preponderando à idéia de que quem está realizando algo é o individuo chamado “eu”, e a noção de “juntos” tende a ser esquecida. Acredito, porém, que está noção é à base do sentimento altruísta por meio do qual louvamos a glória do Supremo Deus, que não pode ser blasfemada. Desde o princípio, a virtude pertence ao Supremo Deus e a ele deve retornar. O Supremo Deus perdoou nossa presunção e o pecado de considerarmos como nossas suas virtudes e conduziu-nos ao fulgurante mundo do dia, onde nos recebeu. Apesar de nossa imperfeição , ele continua nos criando e educando, permitindo que continuemos a perceber a consciência/sentimento do “eu” como se fosse algo nosso. Isto é uma manifestação do seu grandioso amor. 

Estamos na posição de servir, junto com Meishu-Sama, como recipientes que tornam manifesta a virtude do Supremo Deus. Acumular virtudes é ofertar ao Supremo Deus a consciência/sentimento do “eu” e as virtudes que, embora fossem suas, vínhamos considerando como nossas. É também devolver a ele a Partícula Divina chamada alma, que também vínhamos considerando como nossa. Dessa forma, será que servir para acumular virtudes não seria uma prática para retornar ao Paraíso, que é o nosso mundo original? 

O terceiro Poema entoado no Culto de hoje foi: 

“A virtude ostensiva não é verdadeira. Somente a virtude oculta comunica-se com Deus”. 

A atuação da nossa consciência/sentimento é invisível. Entretanto, O Supremo Deus sabe de todas as coisas por que tudo lhe pertence. Será que nossa consciência/sentimento não restabeleceria a comunicação com ele caso reconhecêssemos tudo, inclusive essa nossa gratidão, juntamente com todos? No mês passado, celebramos o Culto do Paraíso Terrestre, ou seja, de um mundo isento de doença, pobreza e conflito, precisa ser feita primeiramente nos nossos corações. 

Meishu-Sama escreveu o seguinte Poema: 

“Tanto a criação do Paraíso como a criação do inferno dependem unicamente do sentimento do homem”. 

Nós possuímos uma alma, que é a Partícula Divina do Espírito do Supremo Deus. Ou seja, existe dentro de nós o Paraíso, que é o mundo de origem de toda a criação. Meishu-Sama escreveu uma caligrafia em que consta: 

“O Paraíso se encontra dentro do meu coração”. 

Meishu-Sama está vivo e atuante no interior de cada um de nós. Ele vive e atua no centro da nossa consciência. Por essa razão, ao invés de buscarmos o mundo chamado Paraíso Terrestre fora de nós, o mais importante é acreditar e reconhecer como um fato a existência de Meishu-Sama e do Paraíso Terrestre no nosso interior. Meishu-Sama afirmou: 

“Cada indivíduo precisa se tornar Paradisíaco. Aliás, está chegando à época em que isto se tornará possível”. 

Não seria exatamente devido ao fato do Paraíso Terrestre existir dentro de cada um que ele teria feito está afirmação? Para que consigamos relembrar que, a princípio, vivíamos no Paraíso, que é o nosso mundo de origem, precisou nos lançar de corpo e alma ao Paraíso que existe no centro da nossa vida, da nossa consciência, da nossa alma, e direcionar, constantemente, nosso pensamento e sentimento para Meishu-Sama que lá se encontra. 

Fomos conscientizados de que a humanidade está passando pela salvação denominada transição da Era da Noite para a Era do Dia. Hoje, estamos vivendo um mundo do dia completamente renovado. Precisamos agradecer, junto com todas as existências, por estarmos sendo criados e educados com vistas ao nosso aperfeiçoamento. Além disso, precisamos ser úteis á Obra Divina, que estabeleceu o Paraíso Terrestre dentro de cada um de nós. Em 1935, no momento da fundação da Igreja Messiânica Mundial, Meishu-Sama afirmou que o indivíduo precisa ser salvo e aperfeiçoar-se. Será que esse não seria o caminho para correspondermos ao seu sentimento? Encerro minhas palavras orando para que todos os senhores possam viver dias de paz e tranqüilidade, evoluindo com saúde graças ao sopro da vida do Supremo Deus, que existe em todas as coisas, é a orientação de Meishu-Sama. Que a renovada obra de criação do Supremo Deus, que está vivo por toda a eternidade, prospere cada vez mais. 



Muito Obrigado! 

Culto ás Almas dos Antepassados 

Templo Messiânico / Atami- Japão 

Dias: 01/02 de Julho/2010
Orientação de Kyoshu-Sama 
(Yoiti Okada – Líder Espiritual da Igreja Messiânica Mundial/ IMM) 
Fonte: Revista IZUNOME 
N.33 – Setembro/2010- São Paulo/SP.





Nenhum comentário:

Postar um comentário