terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CRÔNICAS


ONDE ANDARÁ O MEU DOUTOR?

Hoje, acordei sentindo uma dorzinha...
Aquela dor sem explicação e uma palpitação! 
Resolvi procurar um doutor...
Fui divagando pelo caminho...
Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco
e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo...
o meu doutor que curava a minha dor!
Não apenas a do meu corpo, mas a da minha alma...
e que me transmitia paz e calma!
Chegando à recepção do consultório,
fui atendida com uma pergunta!
"Qual o seu Plano? O meu Plano?” 
Ah! O meu plano é viver mais e feliz!
É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio
e preencher esse vazio que sinto agora!
Mas, a resposta teria que ser outra!
O "Meu Plano de Saúde"...
Apresentei o documento do dito cujo, já meio suado tanto
quanto o meu bolso... E aguardei
quando fui chamada, corri apressada...
ia ser atendida pelo doutor,
aquele que cura qualquer tipo de dor!
Entrei e olhei... Surpreendi-me...
rosto trancado, triste e cansado...
“Será que ele estava adoentado?
é, quem sabe, talvez gripado!” 
não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre...
dei um sorriso meio de lado e um bom dia!
Olhei o ambiente bem decorado
sobre a mesa a sua frente um computador
e no seu semblante a sua dor...
O que fizeram com o Doutor?
Quando ouvi a sua voz de repente:
“O que a senhora sente?” 
Como eu gostaria de saber o que ele estava sentindo...
Parecia mais doente do que eu a paciente...
“Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação” 
E esperei a sua reação
Vai me examinar, escutar a minha voz
E auscultar o meu coração
para minha surpresa
apenas me entregou uma requisição e disse:
“Peça autorização desses exames para conseguir a realização...” 
Quando li quase morri...
“Tomografia Computadorizada",
“Ressonância Magnética” 
e Cintilo grafia"!
Ai Meu Deus! Que agonia!
Eu só conhecia tal de Abreugrafia “...
Só sabia o que era "Ressonar" (dormir),
de "Magnético" eu conhecia um olhar...
e "Cintilar" só o das estrelas!
Estaria eu a beira da morte? De ir para o Céu?
Iria morrer assim ao léu?
Naquele instante timidamente pensei em falar:
“Não terá o senhor uma amostra grátis de calor humano
para aquecer esse meu frio?
O que fazer com essa sensação de vazio?
Me observe Doutor!
O tal "Pai da Medicina", o Grego Hipócrates acreditava que,
"A arte da medicina está em observar"
Olhe para mim...
É bem verdade que o juramento dele está ultrapassado!
Médico não é Sacerdote...
tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano...
Mas, por favor me olhe!
Ouça a minha história!
Preciso que o senhor me escute e ausculte!
Me examine! estou sentindo falta
de dizer até "Aquele 33"!
Não me abandone assim de uma vez!
Procure os sinais da minha doença
e cultive a minha esperança!
alimente a minha mente e o meu coração...
me dê ao menos uma explicação!
o senhor não se informou se eu ando descalça...
ando sim!
gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando
as minhas pegadas pelas estradas da vida,
Estarei errada?
Ou estarei com o verme do amarelão?
Existirá umas gotinhas de solução?
Será que já existe vacina contra o tédio?
ou não terá remédio?
Que falta o senhor me faz meu antigo Doutor!
Cadê o Scott, aquele da emulsão?
que tinha um gosto horrível
Mas me deixava forte que nem um "Sansão"!
E o elixir? Paregórico e categórico!
e o chazinho de cidreira,
que me deixava a sorrir sem tonteiras?
Será que pensei asneiras?
Ah! Meu querido e adoentado Doutor!
Sinto saudades...
dos seus ouvidos para me escutar...
das suas mãos para me examinar...
do seu olhar compreensivo e amigo...
do seu pensar...
do seu sorriso que aliviava a minha dor...
que me dava forças para lutar contra a doença...
e que estimulava a minha saúde e a minha crença...
sairei daqui para um Ataúde?
Preciso viver e ter saúde!
Por favor me ajude!
Oh! Meu Deus, cuide do meu médico e de mim,
caso contrário chegaremos ao fim...
porque da consulta só restou,
uma requisição digitada em um computador
e o olhar vago e cansado do Doutor!
Precisamos urgente dos nossos médicos amigos...
a medicina agoniza...
Ouço Até os seus gemidos...
Por favor! Tragam de volta o Meu Doutor!
Estamos todos doentes e sentindo Dor! E Peço!
Para o Ser Humano uma Receita de "Calor” 
e para o exercício da Medicina uma Prescrição de "Amor"!
Onde andará o Meu Doutor? 


Autora: Tatiana Bruscky

“Vestido de Chita" - Recife/PE
Enviado por: Marly
Site: http://www.velhosamigos.com.br




Tire o pó se Precisar!



Não deixe suas panelas brilharem mais do que você. 

Não leve a faxina ou o trabalho tão a sério! 

Pense que a camada de pó vai proteger a madeira que está por baixo dela! 

Uma casa só vai virar um lar quando você for capaz de escrever “Eu te amo” sobre os móveis! 

Antigamente eu gastava no mínimo 8 horas por semana para manter tudo bem limpo, caso “alguém aparecesse 

“Para visitar”, mas depois descobrir que ninguém passa “por acaso” para visitar, todos estão muito ocupados 

Passeando, se divertindo e aproveitando a vida! 

E agora, se alguém aparecer de repente? 

Não tenho que explicar a situação da minha casa a ninguém 

As pessoas não estão interessadas em saber o que eu fiquei fazendo o dia todo enquanto elas passeavam se 

Divertiam e aproveitavam a vida. 

Caso você ainda não tenha percebido: A VIDA É CURTA... APROVEITE-A! 

Tire o pó se Precisar 

Mas não seria melhor pintar um quadro ou escrever uma carta, dar um passeio ou visitar um amigo, assar um bolo e lamber 

A colher suja de massa, plantar e regar umas sementinhas? 

Pese muito bem a diferença entre: QUERER E PRECISAR! 

Tire o pó se Precisar 

Mas você não terá muito tempo livre 

Para beber champanha, nadar na praia ou na piscina, escalar montanhas, brincar com os cachorros, ouvir música e ler livros, 

Cultivar os amigos e aproveitar a vida! 

Tire o pó se Precisar 

Mas a vida continua lá fora, o sol iluminando os olhos, o vento agitando os cabelos, um floco de neve, as gotas da chuva caindo mansamente; Pense bem, este dia não voltará jamais! 

Tire o pó se Precisar 

Mas não se esqueça que você vai envelhecer e muita coisa não será mais tão fácil de fazer como agora; E quando você partir, 

Como todos nós partiremos um dia, também vai virar pó! 

Ninguém vai se lembrar de quantas contas você pagou, nem de sua casa tão limpinha, mas vão se lembrar de sua amizade, 

De sua alegria e do que você ensinou. 

AFINAL: “Não é o que você juntou, e sim o que você espalhou que reflete como você viveu a sua vida”. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário