segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Natal e seus Símbolos



O Natal e seus Símbolos

Árvore de Natal 



Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século XVI. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Queria assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. 

Na Roma antiga, os romanos penduravam máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal. A Árvore de Natal é outro símbolo de enorme força que foi extraído de rituais pagãos. Durante o inverno, os povos europeus tinham o costume de enfeitar suas casas com folhagens e árvores ainda verdes para alimentar a esperança de que a primavera se aproximava. Sob o ponto de vista religioso, a árvore de Natal, toda verde, é sinal de vida, enquanto as bolas penduradas significam os bons frutos oferecidos por Jesus a Humanidade. Já as velas representam a presença de Cristo como Luz que ilumina o caminho dos homens e aquece os nossos corações. O hábito de armar árvores de Natal sempre foi popular entre os germânicos, mas só ganhou o mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no palácio real Britânico. 



Noite Feliz


A canção mais popular da noite de Natal nasceu na Áustria, em 1818. Na cidade de Arnsdorf, ratos entravam no órgão da igreja e roíam os foles. Preocupado com a possibilidade de uma noite de Natal sem música, o Padre Joseph Mohr saiu atrás de um instrumento que pudesse substituir o antigo. Em suas peregrinações, começou a imaginar como teria sido à noite em Belém. Fez anotações e procurou o músico Franz Gruber para que as transformasse em melodia. 



Auto dos Quilombos 




Encenação dramática feita em diferentes datas religiosas, freqüentemente no Natal, em estados do Nordeste. Com danças e cânticos, procuram-se reconstituir os quilombos, núcleos povoados por escravos fugitivos no século XVII. São representadas duas guerrilhas: uma de índios, outra de negros aquilombados. Os negros, vencidos, são levados em folia pelas ruas, onde são vendidos ou trocados por balas e doces. 



Peru de Natal 


Cristóvão Colombo conheceu o peru quando chegou a América. Ele acreditava estar chegando as Índias por um novo caminho. Por isso, o peru ficou conhecido na Itália como gallo d'Índia (ou dindio/dindo); na França como coq d'Indie; e na Alemanha como calecutischerhahn, numa referencia a Calcutá. 

Por seu excelente sabor, foi logo aceito na Europa, De tanto sucesso, foi oferecido a rainha Catarina de Médici, em Paris. No banquete foram servidas cem aves (70 "galinhas da Índia" e 30 "galos da Índia"). Era tão apreciado que se tornou o símbolo de alimento das grandes ocasiões. O filósofo da gastronomia, Brillat Savarin (1755-1826) diz que o peru "é a maior, se não a mais fina, pelo menos a mais saborosa entre as aves domésticas, pois possui a qualidade única de reunir em torno de si todas as classes da sociedade". Tanto homens do povo como aristocratas juntavam-se para saborear o peru em comemorações. 

Nos Estados Unidos, o peru representou o fim da fome dos primeiros colonos ingleses que lá chegaram e hoje é prato obrigatório no Thanksgiving, ou Festa de Ação de Graças. No Brasil a ave é apreciada desde a época de Brasil Colônia, tanto na Corte como no Sertão. 


A Data de Nascimento do Menino Jesus 

Hoje, a data aceita mundialmente para as festividades natalinas, é 25 de dezembro. Mas nem sempre foi assim. Nem mesmo os autores dos evangelhos bíblicos estavam muito certos da data de nascimento de Jesus. Por exemplo, das declarações no Evangelho de São Mateus encontramos que Jesus Nasceu nos tempos do Rei Herodes, enquanto no Evangelho de São Lucas consta que ele nascera quando Cirenio 
era governador da Síria ou mais tarde. 
Estas duas declarações nos oferecem tema para discussão, pois o reinado de Herodes terminou em 4 a.C. (antes de Cristo) e as autoridades bíblicas declaram que o governo de Cirenio foi de 4 a.C. a 1 a.C. e, posteriormente, a 6 d.C. (depois de Cristo). Outro ponto controverso é a diferença em relação às datas em que se teria realizado o recenseamento da população realizado pelo Imperador Romano Augusto, cujo ano é comumente aceito como o do nascimento de Jesus. 

Portanto, seria muito difícil para qualquer pessoa elaborar um calendário capaz de dar a data certa do nascimento de Jesus. Até mesmo os Santos Patriarcas da Igreja, bem como eminentes autoridades eclesiásticas, por muitos séculos, não conseguiram fixar com exatidão a data de seu nascimento. Os cristãos primitivos celebravam a Natividade com um grande festival em maio, ou, por vezes, em abril e, em outras ocasiões em janeiro. Algumas das mais antigas tradições da Igreja fixavam, em definitivo, o 20 de maio como a data certa, enquanto outras insistiam em fixá-la a 19 ou 20 de abril. 

Hoje nós já temos o apoio da ciência para a confirmação dos dados apresentados. O astrônomo britânico Colin Humprey, professor da Universidade de Cambridge, afirmou em 1991 que a conhecida Estrela de Belém, registrada com absoluta precisão pelos antigos astrônomos chineses, teria sido um cometa. Baseando-se nos seus cálculos, o cometa teria passado pela órbita da Terra 5 anos antes do início da Era Crista. Apoiando-se nos relatos bíblicos, Humprey concluiu que o nascimento de Jesus ocorreu em abril, provavelmente entre os dias 13 e 27. É certo que, mesmo que seja comprovada a data exata de Seu nascimento, o 25 de dezembro devem continuar como a data oficial. 

Jesus 


Para os Cristãos, Jesus é considerado o Messias, aquele que, com seu amor e bondade ilimitados, veio ao mundo livrar todos os homens de seus pecados. 

A data do seu nascimento, o Natal, é comemorada na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Muitas pessoas gostam de reunir a família para lembrar Jesus, seus ensinamentos e sua prova de amor pela humanidade ao ser crucificado. Esta também é uma época em que as pessoas, inspiradas no exemplo de Cristo, procuram realizar boas ações e ajudar os outros. Para as crianças, o Natal é sempre uma data muito especial, pois, como Jesus quando nasceu elas ganham muitos presentes. Mas no Natal, essa troca de presentes simboliza algo maior: o amor entre você, seus familiares e amigos queridos. 


A Manjedoura 


Como é que Jesus, o Rei dos Reis, nasceu numa gruta que servia de estábulo? E mais: cercado por animais e saudado por pobres pastores? Acredite se quiser aquele que era considerado o Messias nasceu num lugar simples assim, sem nenhum luxo ou ostentação. Por isso, no presépio, a Manjedoura - o cocho onde os animais comiam e que serviu de berço para Jesus - simboliza uma das maiores e primeiras lições que Cristo nos ensinou: a humildade, pois, apesar de poder ter nascido num palácio, ele escolheu nascer no lugar mais simples da Judeia, em Belém. 


Estrela de Belém 


Reza a tradição crista que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. Com sua luz inconfundível, foi a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o estábulo que abrigava Maria, José e o menino Jesus. Curiosidade: para os cristãos, a Estrela de Belém é um dos maiores símbolos de Cristo, que veio a Terra para, com seu brilho, iluminar os passos da humanidade. 



Os Três Reis Magos 


Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem a Judéia. O velho europeu Belchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro e, guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis. 

Após uma longa viagem, eles finalmente chegaram a gruta onde havia nascido Jesus. Emocionados, cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente. Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar os deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar. Assim, os Reis Magos Homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra). 

Curiosidade: Hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que desmontamos a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis. 





Papai Noel 


Você sabe como surgiu a lenda de Papai Noel? Alguns acreditam que ela surgiu na Idade Média, quando a peste matou milhares de crianças. A lenda dizia que Noé, o mesmo que construiu a arca, teria pedido a Deus que o enviasse novamente a Terra, para que pudesse alegrar um pouco os pequeninos. Deus aceitou, e então Noé surgiu como o velho Noel distribuindo bichinhos de sua coleção de animais para divertir a garotada. 

Outra tradição conta que Papai Noel foi um bispo católico muito bondoso, chamado Nicolau, que viveu no século V. Cansado de ver o sofrimento de seu povo, especialmente das crianças, ele resolveu presentear a garotada com brinquedos e comida todo final de ano. Por isso, Papai Noel também é conhecido como São Nicolau, o santo das crianças e seu dia é comemorado em 6 de dezembro. O nome em inglês de Pap. 

O Natal no Mundo 


Estados Unidos 

Na véspera de Natal, vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o Espírito de Confraternização. As crianças penduram meias na lareira e na manhã do Dia 25 de dezembro abrem os presentes tão sonhados. O prato típico americano é o peru recheado, acompanhado de frutas tropicais. 

Japão 

O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a história do nascimento de Jesus numa manjedoura, porque é quando travam contato com a idéia de "berço" já que os bebes japoneses não dormem neles. 

Índia 

Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga, Em partes da Índia, pequenas lâmpadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa. 

China 

As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal, com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. Já que a maioria dos chineses não é crista, a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais. 

Itália 

A principal entrega de presentes é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que a Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa. 

Suécia 

As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia, as crianças escrevem suas cartas de pedidos que São Nicolau troca por um saquinho de balas ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos. 

Belém 

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu o Natal é comemorada com peregrinos e tribos árabes da região, que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berço de Jesus, que é conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho. 

Alguns significados dos Símbolos Natalinos 

          Velas 

As velas simbolizam Cristo, Luz do Mundo; cada pessoa deverá ser como uma vela que espalha seu brilho e causa bem estar a todos que a rodeiam. 

Vela Vermelha: Lembra Isaias, profeta que anunciou 1000 anos antes a vinda do Salvador. 

Vela Azul: Lembra João Batista que anuncia que está próximo o Salvador, orai e preparai os caminhos. 

Vela cor de Rosa: Lembra Maria, filha de Israel, que deu o seu Sim e dela nasceu o Salvador. 

Vela Amarela: O símbolo de ouro e da realeza, que vem em sua plenitude para seu povo e quer morar entre o povo que o ama. 


Ceia Natalina 


A Ceia de Natal deve ter sentido comunitário da Família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa. Cristo reuniu seus apóstolos em uma ceia. Foi à última ceia que Ele institui o Santíssimo Sacramento. 





Presépio de Natal 


Quem tomou a iniciativa de montar o primeiro presépio foi São Francisco de Assis, em 1224, preparado numa gruta em um bosque italiano, a cena do nascimento de Jesus como foi descrita nos evangelhos. A iniciativa de São Francisco foi tão comovente que, a partir daí, a tradição de montar o presépio ganhou o mundo. No Brasil, o costume foi introduzido pelo frade franciscano Gaspar de Santo Agostinho, nos primórdios do descobrimento do país e, logo, se incorporou a religiosidade popular. 



Fonte: Pesquisa Literária de diversas obras do gênero, feita pelo escritor César Romão 


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário