quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Todos os Messiânicos devem se tornar divulgadores do Bem

Todos os Messiânicos devem se tornar Divulgadores do Bem 



Bom Dia a Todos! 

Estão passando bem? 

Em fevereiro não pude vir ao Brasil, porque estive acompanhando Kyoshu-Sama em sua primeira viagem missionária á Tailândia. Lá no Solo Sagrado de Saraburi, reuniram-se mais de 30 mil messiânicos, que ouviram a orientação de Kyoshu-Sama num ambiente de muita fé e alegria. 

Kyoshu-Sama mandou um grande abraço a todos os senhores! Bem, cheguei à semana passada no Brasil e já participei de dois eventos: A cerimônia de Colação de Grau dos Formandos da Faculdade Messiânica e a Conferência Nacional Johvem. Ouvi também, muito relatórios sobre as atividades que os senhores estão desenvolvendo. Soube que todos estão se empenhando para se tornar o número um da felicidade de uma pessoa, não é? Com isso, está aumentando cada vez mais o número de pioneiros da salvação em todo o Brasil. Meus Parabéns! 

Hoje, eu queria falar sobre um ponto muito interessante. Quando comecei a trabalhar na Difusão Pioneira, sofri muito com as fofocas... Como existem fofoqueiros! Há pessoas que gostam de ouvir uma fofoquinha, não acham? É lógico que não é o caso dos senhores. Porém, existe fofoqueiro de plantão até rede de fofocas, um esperando o outro falar de alguém, para depois repassar para o outro. Fofoca é assim: se uma pessoa fala mal da outra, quem ouve sempre acrescenta alguma coisa. Esse peixinho da fofoca vai crescendo, crescendo, até ficar do tamanho de uma baleia. Não é assim? Então, para purificar essas fofocas que andam por aí, hoje eu gostaria de pedir que todos os messiânicos também se tornassem grandes fofoqueiros! 

Mas não podem ser fofoqueiros comuns, não precisamos tornar-se fofoqueiros do bem, que espalham coisas boas de outras pessoas. Pensem um pouco: se alguém vem falar mal de outra pessoa, a gente não se sente bem, não é? Podemos pensar: “Se esta pessoa fala mal de todo mundo, acho que vai falar mal de mim também pelas minhas costas. Não posso confiar numa pessoa assim”. O que precisamos fazer é deixá-la falar. Ouça bastante e depois fale: “Olha, pode ser que essa pessoa seja assim, mas também existe outro lado, positivo. Por exemplo, ele é chato, mas tem um coração muito bom”. 

Aí o fofoqueiro vai ficar desarmado. E ainda: Você pode virar o jogo e ele começar a pensar: “Puxa, se ele consegue encontrar pontos positivos em outras pessoas, deve também achar algum ponto positivo em mim. Quero ser amigo dele!” Assim, ganhamos a confiança do fofoqueiro. É assim que funciona a fofoca do bem: encontrar pontos positivos em alguém e contar ás outras pessoas. Esta prática até vai se tornar uma virtude oculta. Por exemplo, o pai pode comentar com o filho, depois do almoço: “Viu como a comida que a mamãe fez estava gostosa? Ela cozinha muito bem, não acha? A mãe, ouvindo isso, vai ficar feliz e motivada. 

Ou então, contar a um funcionário: “Olha, o seu chefe me disse que está gostando muito do seu trabalho”. Ouvindo isso as críticas que ele tem em relação ao chefe vão diminuir e ele também vai passar a se dedicar mais ao trabalho, para ganhar mais confiança é assim que o ambiente espiritual do lar ou do trabalho vai melhorar. Isso é a fofoca do bem. Para descobrir um ponto positivo de alguém, eu tenho uma experiência que vivi 40 anos atrás que gostaria de relatar aos senhores. 

Um missionário veio me falar: “Sensei, tem um membro que estou acompanhando que só tem ponto negativo. Eu digo a ele: “Você tem que melhorar isso, tem que melhorar aquilo”, mas ele nunca melhora o que vou fazer com ele?” Então, eu peguei um Oshibori e respondi: “Esta vendo este Oshibori? Essa parte maior que você está vendo é a parte negativa dele. Você está preso só nesta parte maior. Essa parte menos é a parte positiva dele, que você quase não vê, não repara. Mas, se puxar essa parte menor, ela vai ficando maior e a outra parte que estava maior vai ficando menor, ou seja, quando puxa a parte positiva ela fica maior, e a parte negativa ao mesmo tempo, vai ficando menor, não é? Então, é isso que tem que fazer: puxar a parte positiva e, automaticamente, a negativa vai sumir”. Ele perguntou: “Mas como eu faço para puxar a parte positiva?” Respondi: “Simples! Primeiro tem que descobrir e reconhecer algum ponto positivo nele. Depois, faça em elogio, mesmo que esse ponto seja pequeno. 

É assim que “se puxa a parte positiva”. Um mês depois, esse missionário veio falar comigo de novo: “Sensei, aconteceu uma coisa inacreditável! Sabe aquela pessoa que só tinha defeitos e não prestava para nada? Então, eu procurei praticar o que o senhor me ensinou. Olhei, observei e consegui descobrir um pontinho positivo nele. Reconheci isso, e depois, elogiei esse ponto dele. Nossa! Ele mudou da água para o vinho! Em um mês, mudou completamente”. Quando ouvi isso, fiquei muito feliz! Na verdade, ninguém muda da água para o vinho em apenas um mês. É muito difícil! O que aconteceu? Não foi aquele membro que mudou: foi o ponto de vista do missionário, quando começou a procurar um ponto positivo naquele membro. 

Assim, para puxar o positivo, precisa primeira descobrir, depois reconhecer e, então elogiar. Sem descobrir o ponto positivo e sem reconhecê-lo, não vai dar certo. Por que se só elogiamos da boca para fora, vira puxa-saquismo ou deboche. Quem consegue descobrir um ponto positivo em alguém e reconhece isso, encontra as palavras certas para elogiar. Não pode elogiar de qualquer jeito. É importante saber que, quando puxamos um ponto negativo de alguém, estamos puxando também nosso próprio ponto negativo. Por outro lado, quando puxamos o ponto positivo, estamos puxando nosso próprio ponto positivo. 

É a mesma coisa: Meishu-Sama ensina que gratidão gera gratidão e lamúria gera lamúria. Ou seja, positivo e negativo gera negativo tudo depende do seu sonen! Se todos os dias cada um dos senhores descobrirem um ponto positivo de uma pessoa reconhecer isso e depois elogiar, um mês vou mudar todo o ambiente espiritual de onde você estiver, vai transformar o seu lar, o seu johrei Center, o seu local de trabalho, tudo á sua volta! Está é a melhor maneira de educar os filhos, por exemplo. Se pegar só o ponto negativo da criança, não vai melhorar nada. 

Pense: “Ele também tem algum ponto positivo”. É preciso descobrir esse ponto, reconhecê-lo e começar a elogiar. Aí, com certeza, o filho vai melhorar! Isso também é um dos treinamentos para ganhar condição para se tornar um Pioneiro da Salvação, o número um da felicidade de uma pessoa!.



 Então, vamos fazer essa Prática? 







Muito Obrigado 

Boa missão a todos! 


Saudação do Revmo. Tetsuo Watanabe
(Presidente Mundial da IMM) – Solo Sagrado de Guarapiranga/SP.
01 de Maio /2012



Fonte: Revista Izunome
N.53-Maio/2012 – São Paulo/SP.
Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Site: www.messianica.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário