quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sufragar os Antepassados é um caminho rápido para a Felicidade

Sufragar os Antepassados é um caminho rápido para a Felicidade 

Fomos trazidos à vida neste mundo por duas pessoas: nosso pai e nossa mãe. Estes, por sua vez, nasceram de nossos quatro avôs, que são frutos de nossas oito bisavós. Se fizermos um levantamento da nossa árvore genealógica, veremos que, até a décima geração, temos 1.214 antepassados, considerando somente aqueles que se encontram na linhagem de filiação direta, ou seja, pais e filhos. Se contarmos até a vigésima geração, este número sobe para um milhão e cinqüenta mil e, se formos até a trigésima, descobriremos que temos mais de um bilhão de antepassados ligados a nós. 

Se compararmos a estrutura da nossa vida a uma planta, podemos dizer que os antepassados são as raízes, e os descendentes, o caule, as folhas, as fl ores e frutos. É graças à água e aos nutrientes, que as raízes extraem do solo e enviam ao caule, galhos e folhas, que temos belas fl ores e bons frutos, isto é, que alcançamos a felicidade. Logo, o papel das raízes é fundamental. 

Sorei-Saishi e Orações de Agradecimento

O que fazer para melhorar o trabalho das raízes e de que maneira isto se relaciona com a felicidade dos descendentes? Primeiramente, na Igreja Messiânica, temos o sorei-saishi, que é o ofício religioso de assentamento e sagração dos antepassados. Seu significado consiste na abertura do caminho da salvação, que conduzirá os antepassados ao Paraíso por meio do sufrágio dos mesmos no Solo Sagrado, onde Deus se assenta. Nidai-Sama costumava dizer que, quando cultuamos nossos antepassados, é como se uma escada fosse estendida ao tão esperado Paraíso. Portanto, é natural que eles se alegrem com o caminho que lhes permitirá tal escalada. 

Por meio do sorei-saishi, que representa a própria luz da esperança, os antepassados recebem qualificação para se elevar e, com esperança, buscar o aperfeiçoamento no Mundo Espiritual. A entronização da Imagem da Luz Divina e da morada dos antepassados (Mitamaya) no lar possibilita que a relação entre Deus, os antepassados e o homem tenha seu equilíbrio e ordem restabelecidos, deixando os antepassados muito felizes. Isto por que o restabelecimento da ordem faz com que as Graças Divinas sejam recebidas mais facilmente. Encaminhar e entregar a Deus o sofrimento dos antepassados em segundo lugar tem a Prática do Sonen. Dentre o incontável número de antepassados que possuímos, é possível que vários tenham morrido em meio a muitos sofrimentos, os quais podem se transmitir aos descendentes de diversas formas como doença, pobreza e conflIto. Reconhecemos estes sofrimentos como mensagens dos nossos antepassados. Por esse motivo, é importante que os encaminhemos e os entreguemos nas mãos de Meishu-Sama, nosso salvador, para que sejam purificados. Assim, à medida que tais sofrimentos vão sendo purificados e atenuados, o mesmo acontecerá com os descendentes, que conseguirão trilhar o caminho da felicidade. É como nos ensina Meishu-Sama: “Somos a síntese de um número incontável de antepassados.” Como estes e os descendentes se encontram intimamente ligados, influenciam-se mutuamente. 

Luz e Elevação para os Antepassados 

Em terceiro lugar, devemos praticar constantemente o bem, visando à felicidade das pessoas. Nidai-Sama ensina que a soma de ações virtuosas em prol das pessoas faz com que nós nos elevemos e, conseqüentemente, nossos antepassados evoluem no Mundo Espiritual. Dessa forma, a prática de atos meritórios é muito importante e está diretamente ligada ao cuidado com os antepassados, com sua salvação e elevação. Portanto, se, como descendentes, vivermos conscientes desta verdade e nos tornarmos seres humanos úteis à sociedade e às pessoas, amando nosso próximo e sendo solidários certamente. Isto contribuirá bastante para a elevação espiritual de nossos antepassados. 

Por meio das três Práticas que acabamos de apresentar, Antepassados e Descendentes ganham a permissão de se elevarem e de trilharem o caminho da Felicidade. Sua Prática diária e sincera nos conduz a níveis cada vez mais altos de Felicidade. 



Fonte: Revista IZUNOME
N.58-Outubro/2012 / SP.
Site: www.messianica.org.br
Igreja Messiânica Mundial do Brasil 



5 comentários:

  1. Vamos cuidar dos nossos Ancestrais e Antepassados, com muita gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, muito esclarecedor! Gratidão :)

    ResponderExcluir
  3. Vislumbro para os meus e todos os Antepassados do mundo, muita Luz!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, esclarecedor, vamos cultuar nossos antepassados. E enviar luz

    ResponderExcluir