quinta-feira, 8 de novembro de 2012

GRAVURAS JAPONESAS


Gravura Japonesa 

Hanga, traduzido literalmente, quer dizer "estampa" ou "gravura" através de chapa. No Ocidente a gravura japonesa ficou conhecida pelo nome genérico "Ukiyo-ê", ou desenhos do mundo flutuante. O Japão usa os dois termos concomitantemente: Hanga, referindo-se à técnica e Ukiyo-ê, referindo-se ao gênero. 

Origens 


Após a unificação do Japão, por volta de 1600, levada a cabo pelo Shogum Yeyassu Tokugawa e com o estabelecimento da nova capital, Edo (atual Tokyo), o país entrou em uma era de isolamento e com isso viu um período de tranqüilidade que iria durar cerca de 300 anos. A estabilidade política trouxe consigo paz e desenvolvimento.
 A nova capital borbulhava de gente, de todos os níveis sociais. O comércio prosperava e bairros inteiros dedicavam-se a diversões. A vida era vivida intensamente nos teatros, restaurantes, casas de chá e bairros reservados. Os habitantes de Edo chamavam esse modo de vida de "Mundo Flutuante". A filosofia então prevalecente era baseada na impermanência das coisas, onde nada é definitivo nem permanente; ou como o ditado "A vida de um samurai tem a duração de uma pétala de cerejeira”... Para retratar esse estilo de vida, os artistas da época, pintores, desenhistas e gravadores, juntos, num esforço comum, produziram desde o final do século XVII uma forma de obra de arte de baixo custo, destinada ao consumo de toda a população. Retrataram tudo aquilo que era caro a todos - as cenas do mundo flutuante - determinando assim o gênero "UKI" (flutuar); "YÔ" (mundo); "Ê" (desenho). 


Os Grandes Artistas e Suas Obras 


Foi a partir do século XVIII que artistas individuais importantes fizeram história. Torii KIYONAGA (1762/1815) desenhou a elegância e a beleza das mulheres, de corpo inteiro, e artistas do Teatro Kabuki em poses clássicas. Seguiu os passos de Shunshô (1726-1793) que também fez esse gênero, com linhas mais simples. 
Kitagawa UTAMARO (1753-1806), considerado o mestre dos mestres, apresentou grandes "gueixas", em retrato de meio-busto (Okubi-ê) e de corpo inteiro, dando especial destaque às atitudes "eróticas" de suas beldades. As expressões no rosto de suas mulheres são de sonho e irrealidade e fortemente carregadas de sensualidade. Junto com ele, e trabalhando "porta-a-porta" Eishi, Eisho, Eiri e Tchoki seguiram a mesma linha; são desse período as famosas cortesãs Hanaogi, Kassugano, Ohissa e Ossen. 
As gravuras desse tipo correspondiam, então, aos nossos atuais "posters" de "pin-up girls"... e a mesma conotação era dada às gravuras retratando os famosos atores de teatro Kabuki. 
No final do século XVIII aparece no cenário um artista misterioso de nome Toshussai SHARAKU (que produziu somente entre 1794 e 1795). Pouco se sabe da sua biografia. Teria sido um protegido do grande editor Tsutaya Juzaburo e, eventualmente, um samurai desempregado. As gravuras de Sharaku retratavam apenas atores de teatro Kabuki nas suas expressões mais fortes das peças que representavam e o realismo colocado nas expressões dos personagens. Chegou a chocar tanto os outros artistas como também o público que comprou suas gravuras. Como já foi dito, sua carreira foi curta e termina abruptamente, sem explicações. Suas gravuras são raríssimas e extremamente caras. O período que vai de 1800 a 1870 é de total desenvolvimento, onde se encontra o maior volume de estampas. Neste período (1825-1850) surgem também os dois grandes mestres da paisagem japonesa. 
O primeiro é Ando HIROSHIGUE (1797-1858), com sua obra prima "As 53 Estações da estrada de TOKAIDO" (estrada que ia desde Tokyo até Kyoto). Produziu também outras tantas séries de estampas de paisagens e lugares famosos do Japão. Em algumas instâncias foi chamado de "Poeta da Paisagem" e também de "Poeta da Chuva". 
Outro tão importante e não menos famoso foi Katsuchika HOKUSSAI (1760-1849), com sua obra prima "36 vistas do Monte Fuji" que inclui a mais famosa das estampas, a "Grande Onda" e outra também muito importante, o "Fuji Vermelho". Seus desenhos são extremamente arrojados e muitas vezes insólitos, com maravilhoso colorido. 
A partir de TOYOKUNI, surgem outros "Kuni": Kunissada I, Kunissada II, Kuniyoshi e Kunitchika. Todos fazem a mesma escola e basicamente têm o mesmo nível artístico. São freqüentes nesse momento e nessa escola, retratos de personagens históricos, heróis, atores, lutadores de Sumô, grandes cortesãs. Kuniyoshi especificamente destacou-se pelos trípticos mostrando batalhas de samurais. Suas figuras têm vida e movimento.  
A última grande estrela é YOSHITOSHI (1838/1892), com sua série mais famosa; "Os 100 aspectos da Lua". Os desenhos são de uma linha muito mais atrevida, as perspectivas e proporções diferentes e fora do comum. Um verdadeiro inovador, com um novo estilo, mas que manteve, porém, um grande interesse pelo desenho japonês. 
A Produção das Gravuras 


A produção requer a participação de várias pessoas; o artista original que vê e pinta a cena em forma de aquarela; o gravador, que irá gravar o desenho em blocos de madeira, um para cada cor usada, sendo esta a parte mais difícil e demorada; o impressor, que vai imprimir cada uma das folhas, quantas vezes forem as cores utilizadas, cuidando da pressão e da intensidade das cores; o editor, que contrata os trabalhos, age como diretor de produção, edita e distribui ao público. Em tese cada estampa traz informações completas: título da série, nome do local ou do personagem, nome do artista original, carimbos de data e de censura e o nome da Editora. 


Conclusão: 


O que foi em sua época uma arte destinada a um consumo popular veio a tornar-se objeto do mais alto conexionismo mundial, tendo em vista sua representatividade iconográfica, seu valor estético e artístico. O Hanga é um verdadeiro legado. 


































Nenhum comentário:

Postar um comentário