segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Astrologia Chinesa das Noves Constelações


Astrologia Chinesa das Nove Constelações


Na China, a astrologia é uma ciência milenar que atingiu formas e métodos bastante diferentes dos conhecidos pela astrologia ocidental. Na China, ela assumiu diferentes formas e métodos, utilizados pelos antigos sábios.
Na China existe um conjunto de conhecimentos astrológicos que segue em várias direções, indo desde o mapeamento dos planetas e constelações no céu noturno e das suas influências até a criação de uma astrologia completamente mística e desvinculada das estrelas, enxergando o céu apenas como um portal para as energias celestiais. 

Os Chineses desenvolveram um estudo profundo em relação a tudo que se referia á compreensão dos eventos celestiais. Eles acreditavam que, ao compreendê-los melhor, poderiam mudar e transformar os acontecimentos da esfera terrestre. Essa seria a visão oriental de proposição hermética, na qual o microcosmo (Homem) pode ser entendido a partir do estudo do macrocosmo (Astrologia – céu). Esse estudo gerou importantes conseqüências que chegaram até os estudiosos ocidentais contemporâneos, visto que i interesse dos chineses pelo céu resultou num extenso catálogo de estrelas e eventos siderais: ao longo de sua história foram registrados inúmeros eventos estelares, desde explosões de supernovas e novos (estrelas que, no fim de sua vida estelar, explodem , gerando grande luminosidade), até inúmeros cometas e meteoros, todos catalogados por eles em suas observações. 

A obsessão pela esfera celeste gerou tal busca e estudo, que os chineses obtiveram um considerável grau de precisão em suas observações dos eventos siderais. Devido a essa precisão, por volta do século VI a.c, portanto, séculos antes dos astrônomos ocidentais os estudiosos da corte imperial chinesa já dispunham para estudos em dias nublados de um planetário movido e engrenagens e usando força mecânica (humana ou animal). Embora ainda apresentasse alguns erros, permitia uma precisão que só foi alcançada no ocidente em meados do séc. XIX. Ao observarem os movimentos estrelares, buscando correlações entre estes e a terra, encontraram uma peculiaridade na Constelação Ursa M(Constelação famosa por apontar sempre para o norte e por ter sido usada como base para a construção da grande Pirâmide de Gizé). Os chineses concluíram que existia um movimento aparente entre as estrelas da constelação e a terra, fazendo com que a cada ano uma delas, aparentemente, aponte em direção ao nosso planeta. 



A partir dessa observação, eles desenvolveram uma metodologia matemática para definir qual estrela apontava para a terra a cada ano, e iniciaram um estudo para determinar se existiria alguma relação entre essas estrelas e o homem. Após anos de trabalho concluíram que de acordo com as estrelas anuais existiam nove tipos humanos. A análise das características das pessoas referente a cada uma das estrelas demonstrou que elas estavam ligadas diretamente aos cinco elementos chineses, e também aos ciclos do yin e yang, o que permitia analisar os ciclos energéticos de forma precisa. Assim, nascia o sistema conhecido como “Astrologia das Nove Constelações” ou “Astrologia das Nove Estrelas”.  
Esse sistema ganhou uma grande importância as se unir ao estudo das energias ambientais, conhecido como “Feng-Shui”, pois a partir de então permitiu determinar quais eram os ciclos favoráveis e desfavoráveis para cada uma das “estrelas anuais” e assim ser usado para fazer previsões mais exatas. Dessa união nasceu a Escola da Bússola, a qual determina, por meio dessa astrologia, as quatro direções favoráveis e desfavoráveis usadas nessa linha de Feng-Shui, permitindo uma harmonização personalizada das energias.

As Nove Estrelas    

O sistema das nove estrelas, também conhecido como “dos Nove Palácios” tem ligação direta com as trigramas do I ching, na disposição do Céu Posterior, segundo foi levantado pelo Astrônomo Zhang Heng (Dinastia Han, de 206 a.c a 221 d. c) Como já havia sido observado pelos Astrólogos chineses, havia uma relação entre as estrelas, os cinco elementos e os fluxos de Yin e Yang, e as trigramas do Céu Posterior estão dispostos de forma a espelhar essa sistematização. 


O curioso desse mapa, desenvolvido pelo Rei Wen (aproximadamente 1000 a. c), é que embora fosse uma parte importante do estudo do Feng-Shui e do I Ching, até então não possuía qualquer ligação com a astrologia. Os astrônomos determinaram a forma pela qual as estrelas se movem no mapa com a passagem dos anos e descobriram que, em alguns casos, as suas posições relativas podiam provocar sorte ou problemas, e deduziram os ciclos em que essas situações ocorriam. Esses ciclos podem ser aplicados não só a pessoas, mas também a nações inteiras, dessa forma ajudando a desenvolver estratégias para empresas e outros setores da economia de acordo com as conjunturas locais e globais. Isso é comprovado pelo crescente uso da astrologia das nove estrelas em conjunto com o Feng-Shui e várias empresas e em determinadas corretoras de ações em Hong-Kong para suas aplicações na bolsa de valores. 
O cálculo das estrelas pessoais é simples e exige pouco conhecimento matemático. Ma precisamos ter em mente um aspecto importante para os chineses. No estudo da astrologia das nove constelações para o mesmo ano, homens e mulheres têm estrelas diferentes. Segundo a antiga filosofia chinesa, as energias das estrelas mudam conforme o sexo de cada pessoa.

O Significado de cada Estrela

Cada estrela tem um significado único e com diversas interligações com os vários aspectos da antiga sabedoria chinesa. Esse estudo é extenso e dinâmico, mas aqui vamos nos ater a uma breve descrição de personalidade de cada estrela pessoal ao elemento ao qual é ligado, e ás cores mais usadas no Feng-Shui. 


1* Elemento: Água, cor: escura – Quem está ligado a essa estrela possui uma calma aparente, mas sua mente vive num mundo emocional intenso e que segue por caminhos ás vezes inesperados. Possui uma natureza fértil, ainda que por vezes lhe faltasses o ímpeto da ação, que transforme a sua intensa atividade mental em algo prático. Pode haver também uma tendência ao distanciamento em várias áreas de sua vida; nesse caso, pode desenvolver uma dedicação excessiva ao trabalho, o que pode acarretar em problemas emocionais e psicossomáticos. 

2* Elemento: Terra, cor: tons de rosa – É uma pessoa de natureza receptiva e que usa suas energias para servir de apoio ás pessoas. Usa sua percepção clara da realidade para trazer a união ao mundo em que vive e, quando não consegue isso, sente-se frustrado, podendo desenvolver certa amargura pela vida em uma idade mais avançada. Deve começar a desenvolver um maior senso de ousadia, buscando gerar sua própria luz e não apenas refletir a luz dos outros. 

3* Elemento: madeira, cor: verde – É domo de uma mente ágil e imprevisível, e vive gerando surpresas, principalmente quando resolve desenvolver seus próprios projetos. Contudo, é necessário aprender que a vida exige flexibilidade e paciência. Não arrisque suas finanças em investimentos duvidosos, pois pode ter grandes perdas. Use sua energia para desenvolver a solidez. Seu raciocínio rápido permite compreender outras pessoas e uni-los em torno de suas idéias. Sendo assim, procure seguir profissões em que possa colocar essa qualidade a serviço de uma equipe. 

4*Elemento: madeira, cor: vinho – Seus pensamentos fluem como o vento e podem ir bem longe. Isso faz com que tenha uma natureza que o leva aos mais diferentes caminhos: ficar parado em um mesmo lugar por muito tempo não faz parte de suas idéias mais freqüentes. Logo que começa a colocar seus pensamentos em ação, fica inquieto, querendo partir em outras direções. Por isso precisa aprender a terminar aquilo que começa. Tem a necessidade de estar em uma grande variedade de projetos, e pode até se dar bem trabalhando como autônomo ou prestando serviços em várias áreas. Sua saúde poderá ser afetada se não der vazão ás suas energias e procurar seguir uma vida cheia de regras e controles.

5* - Aqui não existem significados para qualquer dos sexos. Caso seja mulher, deverá ler o significado referente ao número oito; caso seja homem, deverá ler o referente ao número dois. 

6* Elemento: metal, cor: pastéis e tons de cinza – Possui a capacidade de ser a pessoa certa na hora certa, ajudando as pessoas a realizarem as suas tarefas de forma mais exata e objetiva, graças á sua capacidade de perceber os reais potenciais de cada um. É franco e ás vezes isso pode lhe causar alguns problemas. Assim, é bom aprender que o silêncio poderá ser útil algumas vezes. Deve desenvolver a capacidade de ouvir as pessoas, pois nem sempre elas querem a sua ajuda: deve permitir que elas errem e acertem por si mesmas e lembrar-se de ensinar, porém deixando que elas sigam seus próprios rumos. Embora se mostre forte, tem uma carência afetiva que pode levar a desenvolver dores de cabeça constantes.
7* Elemento: metal, cor: branca – É alegre e habilidoso no trato com as pessoas, possuindo grande capacidade em observar as situações e enxergar as melhores saídas para os problemas. Deve buscar ligar suas atividades a ramos de atividade que usem de sua criatividade e nas quais possa colocar o seu apurado senso artístico em ação. Para desenvolver a sua vida pessoal e espiritual, deve criar á sua volta um ambiente amistoso e saudável. Tem talento para atuar em áreas que exijam criatividade e trabalho em equipe: a mesmice não é com eles. Na saúde deve tomar cuidado com ambientes fechados e pouco ventilados, e não guardar os sentimentos para si, pois poderá desenvolver problemas ligados á boca e língua.

8* Elemento: Terra, cor: azul – (principalmente o índigo). Possui uma grande força e vitalidade. É introspectivo e precisa da solidão e do silêncio para ultrapassar os problemas e dificuldades que possa ter no dia-a-dia. Prefere os trabalhos em que possa se empenhar e mostrar o quanto é capaz de fazer sozinho: ás vezes age como um soldado solitário. Preocupa-se demais e esquece-se de deixar as coisas acontecerem naturalmente. Tem uma grande capacidade de suportar a pressão, além de ter um pensamento organizado e intuitivo, que deve usar a seu favor. Deve cuidar de compartilhar com os outros o seu mundo interior, o que o livrará das pressões que sente e, assim, poderá viver de forma plena os seus desejos e paixões. 

9* Elemento: fogo, cor: vermelha e dourada- Tem um gosto refinado e possui um senso de liderança natural, mas que ás vezes pode ser ofuscado por olhar apenas para as aparências. Tem um dom artístico e sabe comunicar claramente suas idéias, e sabe ouvir o que os outros têm a dizer. Possui uma forte intuição, mas também é movido por uma atitude impulsiva que pode causar algumas situações embaraçosas. Curioso, é atraído pelo que as pessoas consideram impossíveis e difíceis. Vive testando seus limites e isso lhe garante pontos profissionais, mas também uma boa quantidade de problemas, pois tende a negligenciar a si próprio, colocando em risco sua saúde. Lida melhor com profissões que exijam arrojo e o deixe livre para criar.
                                         
Astrologia Chinesa do Amor 


 Autor: (Alex Alprim)


Fonte: Revista /Sexto sentido
N. 30 – Maio/2002
Mythos Editora – São Paulo/SP.
Site: www.mythoseditora.com.br

A Astrologia Chinesa das Nove Constelações
Astrologia Tradicional do I Ching
(Manual Prático)
Autor: Gerard Edde – Editora Pensamento


O Feng-Shui da Personalidade
Descubra o seu tipo de Ch’i
Autor: Roland Rottenfusser
Editora Pensamento
Pág. (34/37)


Nenhum comentário:

Postar um comentário