segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tatuagens Indiana de Henna


Tatuagem Indiana de Henna

A Índia é um país com uma cultura rica em detalhes, e torna-se um desafio ou até mesmo uma pretensão caracterizar alguns rituais indianos em um pequeno texto. A moda indiana entrou com tudo no nosso dia a dia e trouxe várias formas de representações, sendo que a tatuagem de henna é uma delas.
A tatuagem indiana em sua maioria é feita no corpo feminino para que traga sorte e saúde aos casamentos indianos. Este ritual já acontece a mais de mil anos nos países ocidentais e está associado diretamente à transcendência e a transformação das mulheres.
Em geral, as noivas na Índia têm sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre os preparativos do casamento e é claro sobre a lua-de-mel. Este que leva o nome de Mehendi pode durar várias horas ou até mesmo dias.

A Henna, como já citado a cima, também pode ser usada para rituais de beleza como: colorir, dar brilho e vigor aos cabelos. Os indianos, por exemplo, possuem uma explicação bem romântica para a origem da henna, um pigmento vermelho extraído da Lawsonia inermis que surgiu no Oriente e no norte da África. Segundo eles, o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, uma mulher chamada Parva se apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção e um dos seus artifícios foi aplicar tatuagens de henna nas mãos. Assim, esse ritual passou a ser um ato sensual para os olhares masculinos tornando assim um símbolo de conquista feminina. Seu esforço para conquistar o coração do poderoso deus valeu a pena, e ela não demorou a se casar com ele.
Para quem está assistindo a novela da Globo “ Caminho das Índias “ pode perceber e ver ricamente esse tipo sânscrito, ritual obrigatório em celebrações religiosas da Índia.E o grande segredo e tradição dessa famosa pintura é que enquanto ela durar a noiva é proibido de fazer qualquer serviço dentro de casa. 
A tatuagem também está relacionada à perda da virgindade e é tida como um poderoso elemento de sedução. Os grafismos ainda aparecem como adorno corporal em outros momentos importantes da vida da comunidade, como batizados e enterros, e são aplicados sempre nos pés, nas mãos ou na ponta dos dedos. Em muitas ocasiões, o pó de henna cobre totalmente essas partes do corpo como proteção contra os maus espíritos. A Henna é um arbusto que só nasce em regiões quentes.
Podemos dizer que o hábito de se pintar com henna desembarcaram aqui no Brasil há cerca de dois anos e agora se tornou a grande novidade em relação à beleza feminina. Está sendo usada como tinta de cabelo e pode ser encontrada em várias nuances. Serve também para moldar sobrancelhas e cobrir imperfeições deixando os rostos das mulheres mais bonitos e perfeitos.
A tatuagem de henna tem sido muito utilizada porque não é dolorosa e nem mesmo definitiva. É um produto orgânico natural e não afeta o meio ambiente. A sua aplicação é fácil e rápida e pode durar até um mês dependendo do lugar aplicado. 
Deve ser por estas características que os indianos usam essa técnica até hoje e ainda pretendem usá-la por muito tempo. Veja algumas fotos tiradas de mãos e pés de mulheres indianas e perceba a riqueza dos detalhes e nas cores e a perfeição em que os desenhos são feitos.







  


                                                                                                            
                                                                                                





Fonte: www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~18779~n~tatuagens+india...


2 comentários: