segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vastu Vidya


Vastu Vidya


"A Arte Indiana de Organização dos Ambientes" 

· VASTU VIDYA literalmente significa a "Ciência de Morar Bem". Procura alinhar os locais onde moramos e trabalhamos com a energia do Cosmo e também nos coloca em harmonia com o mundo que nos cerca. Enraizado na tradição Hindu, datada de milhares de anos atrás, acredita-se que o VASTU VIDYA seja o ancestral do FENG SHUI, com uma grande flexibilidade na aplicação de seus métodos, independentemente de ser aplicada em uma kitnet, mansão ou empresa. · Aplicando o Vastu em sua propriedade Ao aplicarmos o Vastu em nossa residência, criamos um ambiente saudável, estabelecendo um equilíbrio harmonioso entre o ambiente externo e o interno. A bússola é um objeto fundamental na aplicação do Vastu, levando-se em consideração o norte magnético. 

Dentre os itens que são analisados, podemos citar: localização do terreno (frente para o sul/norte/leste/oeste/sudeste/sudoeste/nordeste/noroeste) posição da entrada e cômodos principais, tipo e formas de construção, etc.
As cores também são aliadas do Vastu. É uma ferramenta muito importante, pois equilibra o ambiente, emocionalmente e fisicamente. Do ponto de vista visual, as cores podem alterar tamanhas e formato de um cômodo, devendo, portanto, tomar o cuidado em sua aplicação. Exemplo: em um cômodo pequeno, uma cor clara dá a ilusão de maior espaço. De uma maneira geral, o Vastu recomenda a utilização de cores suaves, correspondentes ao Sattva* por toda a casa, promovendo a harmonia. Algumas dicas: 

· Verde e azul - tons da natureza - refrescam o ambiente e acalmam. Transmitem vibrações tranqüilas e pacíficas, recomendando-se o uso em salas de estar e banheiros. 

· Amarelo - estimula o sistema nervoso e as atividades cerebrais - recomenda-se o uso em locais de trabalho: escritório, biblioteca, etc. 

· Violeta - aumenta a introspecção e afasta a depressão - ideal para uma sala de meditação 

· Vermelho - cria uma atmosfera de calor, conforto, sensualidade e desejo- pode se aplicado em quarto de dormir e na cozinha (na forma de alguns azulejos). 

O quarto de dormir, na filosofia Hindu, deve ser cuidadosamente planejado, pois a noite é o momento de se desligar das preocupações e dos problemas diários. A qualidade do sono é muito mais importante do que a quantidade, sendo o sono ininterrupto essencial à saúde. O Vastu cria um ambiente em que a pessoa se sentirá relaxada, dormindo profundamente. Para tanto, leva-se em consideração certas localizações que propiciam o sono tranqüilo mais do que outras, inclusive a direção da cama. Ex.: de acordo com o Vastu, a cabeça corresponde ao norte. Se, ao dormir, você está com a cabeça voltada para o norte, os dois pólos se repelirão afetando a circulação sangüínea e perturbando o sono (a médio/longo prazo causando problemas de saúde). Ideal: dormir com a cabeça para o leste ou sul. 

· Vantagens de se aplicar o Vastu no Ambiente Empresarial 

A implantação do Vastu, em empresas, propicia uma melhora significativa em seu desempenho. Isto por que: 

· Melhora as relações humanas; 

· Adéqua o "layout" da empresa de forma a valorizar pontos estratégicos e facilitar o rendimento da equipe; 

· Elimina pontos nocivos à saúde de seus funcionários; 

· Na fase de pesquisa pela localização ideal para a montagem de sua empresa, o Vastu leva em consideração: ponto, ramo de atividade, perfil do público-alvo, materiais (pisos, etc.), entrada principal, recepção, escritório administrativo, sala de reuniões, cores dos principais ambientes, data propícia à inauguração, etc. 

· É extremamente discreto, praticamente imperceptível aos olhos dos visitantes do imóvel. 



Fonte: Consultores Holísticos Associados – Campinas /SP. 
(www.figueiraconsultores.com/vastuvidya.htm) 




FITOTERAPIA


      

FITOTERAPIA A CURA PELAS PLANTAS 

A Fito terapia – Uma antiqüíssima arte de cura baseada no uso das plantas vem se propagando a passos largos por todo o mundo, seguindo uma tendência global de buscar não apenas o bem-estar físico do ser humano, mas também o mental e espiritual. Há milênios os chineses descobriram que a natureza é capaz de fornecer todos os meios para a cura de uma enfermidade. Em suas constantes pesquisas, os estudiosos orientais da Antiguidade conseguiram catalogar uma infinidade de ervas com diferentes efeitos sobre o organismo que, além de fornecerem meios ideais de cura, também se revelaram muitos eficientes para prevenir doenças, aumentar a resistência física, melhorar a saúde e prolongar o tempo de vida das pessoas. 

Historicamente, alguns nomes se destacaram no campo do fito terapia, como Huan Dinei Gin.(por volta de 770 a.c) responsável pela elaboração da Teoria das Ervas, que determinou a existência de quatro propriedades e cinco sabores. Por volta de 168 a. c Dien Su conseguiu registrar a existência de 52 patologias, elaborando 280 formulas para seus respectivos tratamentos. 

As origens do fito terapia na China remontam há mais de três mil anos, e até hoje seus princípios são usados em 70% dos tratamentos médicos holísticos. Os 30% restantes optam por outras formas de terapia, como a acupuntura, massagem e as artes marciais. A relação dos Chineses com as terapias conhecidas no ocidente como alternativas tem sua razão de ser. As chamadas medicinas orientais estão vinculadas a grandes tradições e, por isso, não costumam encontrar respaldo nos critérios científicos ocidentais. 

Elas foram concebidas sob outra forma de se produzir conhecimento, outro olhar, outro pensar. Durante os últimos 30anos, a ótica oriental sobre as doenças tornou-se bastante popular no mundo inteiro. Na última década em especial, a fito terapia chinesa teve uma propagação única nos principais países do ocidente devido á sua competência no tratamento das enfermidades, exaustivamente comprovada ao longo dos séculos, obtendo aprovação dos setores mais resistentes do pensamento biomédico. 

TRADIÇÃO E EQUILÍBRIO    

É importante salientar que existe uma diferença básica entre as medicinas oriental e ocidental. Na medida em que as antigas tradições do mundo foram se organizando, elas formaram um corpo de conhecimentos baseado no empirismo e na lógica mítica, catalogando as observações baseadas na experiência de vida e no sagrado. É por essa razão que as terapias tradicionais chinesas têm um alcance maior em sua visão de ser humano e dos processos de saúde e adoecimento algo que q medicina ocidental, baseada numa lógica mecanicista reducionista, não consegue vislumbrar. A medicina tradicional chinesa entende as manifestações de sintomas como uma complexa maneira do ser, se comunicar, envolvendo processos orgânicos, psicológicos e energéticos. 

Segundo os chineses, a saúde vem com o equilíbrio dos cinco elementos do corpo (fogo, terra, metal, água e madeira). Essa forma de entender a natureza humana teve início há cinco mil anos, quando o Imperador Huang Ti, considerado o pai da acupuntura, criou um sistema segundo o qual tudo o que existe no universo pode ser dividido em cinco grupos. Cada um desses grupos é regido por um elemento, do qual toma emprestada a energia característica. Assim, tudo o que se relaciona ao elemento madeira gera crescimento e regeneração; o que se relaciona ao fogo traz vitalidade; o que diz respeito ao elemento terra propicia poder de concretização; o que se relaciona ao metal favorece a capacidade de se comunicar; por fim, o que está relacionado á água nutre e conserva. Huang Ti dizia que o homem é uma réplica do universo, portanto, suas emoções e físico também contêm essas cinco energias. Cada órgão do corpo humano está relacionado a um elemento da natureza, e as energias desses elementos percorrem vários caminhos que a medicina tradicional chinesa chama de meridianos. 

COMPLEMENTO ALIMENTAR 

Na medicina tradicional chinesa, os fitoterápicos não são considerados medicamentos, mas complementos alimentares, atuando de maneira efetiva nas disfunções e desequilíbrio energéticos do corpo humano. As ervas são classificadas de acordo com suas características (frio, calor, morno, fresco e neutro) sabores (azedo, doce, amargo, acre, salgado e neutro0 e canais de atuação (coração, baço, pulmão, rins e fígado). 

As fórmulas específicas são prescritas de acordo com o desequilíbrio energético e a desarmonia entre os órgãos vitais, conforme as necessidades de cada indivíduo. A mesma fórmula pode ser utilizada para tratar doenças diferentes com os mesmos sintomas. Tradicionalmente, a maioria dos compostos herbários tem sido prescrita na forma de chás. Como os chás tomam bastante tempo no seu preparo, seu uso tornou-se inconveniente. Graças ao avanço tecnológico, hoje em dia as fórmulas chinesas são apresentadas na forma de extratos secos e puros, facilitando muito a sua utilização. 

A fito terapia não deve ser confundida com a homeopatia, como ocorre algumas vezes. Pela evolução da química tornou-se possível sintetizar os princípios ativos das plantas, e isso acabou fazendo com que as mesmas fossem deixadas de lado. Os medicamentos homeopáticos não se originam apenas de extratos vegetais, mas também de minerais, produtos químicos, farmacêuticos e biológicos, assim como material patológico animal e vegetal. Todos os componentes na natureza, desde a pequena bactéria até o nobre ouro, podem servir de matéria prima para o medicamento homeopático. 

CONQUISTANDO SEU ESPAÇO   

Por muito tempo, no Brasil, as plantas medicinais foram ignoradas ou desprezadas pelas camadas mais eruditas da população. Seu uso era considerado anticientífico, uma prática de curandeirismo e muitos chegavam a dizer que elas eram tão eficaz como água com açúcar. As camadas menos favorecidas, por outro lado costumavam ter mais plantas seu único, ou quase único recurso terapêutico, entre outras razões, pela facilidade de acesso e custo do tratamento. Mas tratavam a questão com tanto fanatismo encontrando efeitos milagrosos que não existiam que acabavam contribuindo para aumentar seu descrédito entre os mais esclarecidos. 

À volta por cima das plantas surgiu como conseqüência lógica de um movimento global de retorno á natureza. Esse movimento eclodiu em muitos países nas últimas décadas como reação aos abusos no emprego de produtos químicos e substâncias sintéticas pela medicina tradicional. Tanto na alimentação como nos medicamentos, as pessoas passaram a buscar alternativas de tratamento que levaram a descoberta da terapia natural, do poder curativo das plantas e da agricultura biológica. Mesmo as grandes empresas da área farmacêutica e química têm procurado mais informações sobre as plantas e realizado experiências nesse sentido. 

No que diz respeito á fito terapia ocidental, especificamente a brasileira, ela vem conquistando uma grande credibilidade e ganhando a confiança dos que procuram tratamentos á base de ervas o que também motiva investimentos crescentes nas pesquisas desse segmento. Em algumas prefeituras brasileiras já estão sendo desenvolvidos trabalhos de base tendo a fito terapia como alternativa de tratamento. A fito terapia pode tratar desde uma simples cólica intestinal até distúrbios ginecológicos. Ela tem resultados muito eficientes na asma, bronquite, rinite, palpitação, vertigens, estados pré e pós-operatórios, além de ser um ótimo instrumento na prevenção de doenças e manutenção da saúde. 

No entanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam os fitoterápicos têm contra-indicação , sim. Seu uso indiscriminado pode levar a uma intoxicação e até as lesões severas. As ervas medicinais são vendidas em muitos locais. Os fitoterápicos brasileiros, por exemplo, podem ser adquiridos em casas de produtos naturais, além de farmácias, drogarias e farmácias de manipulação. Já os produtos chineses só podem ser encontrados em pontos de venda específicos, uma vez que o diagnóstico é personalizado e seu uso depende da avaliação criteriosa de um fito terapeuta. O futuro do fito terapia parece bem promissor. Tanto que hoje cada vez mais clínicas e escolas vêm se empenhando na difusão desse conhecimento milenar, e universidades e hospitais têm ministrado cursos nessa área em vários pontos do país. 




Fonte: Revista/Sexto Sentido 
A Revista do Novo Milênio – n.12 
junho /2000- São Paulo/SP. Pág.(30 a 32) 
(Instituto Citrino Oriente) 
Rua: Dr. César, n.319 –cj.01 – São Paulo /SP. 
Fone: (11) 6959-7752 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário