segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As Mulheres Guerreiras


     AS MULHERES GUERREIRAS

Uma das lendas mais persistentes da humanidade fala sobre as Mulheres Guerreiras, que teriam vivido na região do Mediterrâneo e emigrado para a América. Existem inúmeros sinais de sua passagem por aqui, inclusive no Brasil. 
Sempre que lemos os lindos e relatos antigos que falam das guerreiras amazonas, pensamos nos indícios da existência e presença dos vikings no Novo Mundo. Mil anos antes de Colombo, os vikings já andavam por aqui, e alguns livros de história já admitem isso. O filho de Cristovão Colombo escreveu, em suas memórias, que o navegador foi á Bretanha antes de empreender a viagem ao Novo Mundo, com certeza á procura de informações muito preciosas sobre a navegação de Atlântico. Estamos a um passo da origem das lendas sobre homens brancos, barbados, altos e fortes que a bordo de navios sem remos andaram por aqui muito antes do que nos conta a História. 

Nas sagas dos navegadores, relatados oralmente durante séculos sejam de origem norueguesa, celta, normanda, grega ou correlata, há inúmeros alusões á presença desses navegadores nas Américas. Todos os relatos, desde os mais antigos até os de 50anos atrás, indicam sempre a presença de mulheres masculinizadas, bravas guerreiras que, sem escrúpulos com os homens, só os utilizavam para preservar a espécie. Desde a época da Grécia antiga, segundo a mitologia, surgem lendas que chegaram até nós sobre ilhas onde só haviam mulheres governadas por mulheres, que se defendiam sozinhas dos homens que as incomodavam (Ilha de Lesbos) Era descendente de Ares Deus da Guerra e da ninfa Harmonia. 

Também se fala que teriam vivido na região do rio do “Ponto”, em algum lugar da Ásia Menor. Além de lutarem sozinhas, e bem, cuidavam de seus filhos e é lógico que as meninas recebiam uma atenção especial, pois eram elas que continuariam a luta das mais velhas. Usavam elmo, couraça e espada, cavalgavam com notável habilidade e eram temidas no manejo do arco e flecha. Dedicavam-se á guerra, á caça e, segundo a lenda grega, amputavam o seio direito para melhor manejar o arco. Daí vinha o nome amazonas, que em grego significa sem seios (amazón, do prefixo grego a=não, e mazós =seio) Mas disso ninguém tem certeza, pois são poucas os que as viram e sobre viveram para contar a história. 

GUERREIRAS 

Segundo se diz, a amazonas era guerreiras que se estabeleciam em espécies de repúblicas femininas situadas, inicialmente, na região do Cáucaso, e depois na Capadócia, ás margens do Rio Termodonte. A amazonas venerava Ártemis, com quem se identificavam e cujo culto foram as primeiras a introduzir na sociedade da época. A Deusa portava um arco de prata e era acompanhada por um alce e uma matilha de lobos, chamada de alani. Ártemis costumava proteger os puros e inocentes, as mulheres maltratadas. Ela era protetora dos jovens, da fertilidade feminina, etc. 

Essas guerreiras tiveram participação em diversos episódios da mitologia grega, sempre se distinguindo por seu espírito rebelde, por sua grande coragem e beleza. Na guerra de tróia, colocaram-se ao lado dos troianos contra os Gregos. Durante uma batalha, Pentessiléia uma das rainhas que a amazonas teve travou uma luta corpo a corpo com Aquiles. O combate foi feroz e equilibrado, até Pentessiléia tombar ao chão. Quando Heracles (Hércules), em um dos seus trabalhos, arrebatou o cinturão da rainha Hipólita e sua irmã Antíope foi raptada por Teseu a amazonas invadiu Atenas em represália, onde foram aniquiladas. 

Uma versão da história afirma que essa derrota foi à causa delas emigrarem para além-mar, na foz de um grande rio. Tróia sempre foi um posto comercial, e com certeza os marinheiros que lá aportavam traziam notícias e conheciam novas terras. Teria sido nesse momento que elas se mudaram para a Amazônia? Diz à lenda que muitas sobreviventes atravessaram o Oceano Atlântico e formaram uma civilização nas florestas abundantes da América do Sul. Quem sabe? A elas é atribuída a fundação de cidades como Mitilene e Éfeso. Suas casas eram feitas de pedra, e eram muito sólidas e fortificadas. As aldeias eram cercadas por muros altos e resistentes. As sagas, referências e histórias, se consideradas isoladamente, não são prova de grande coisa, as quando reunidas e comparadas constituem um acervo de evidências impressionante. 

AS ORIGENS 

Como seria preciso um espaço muito grande para estabelecer uma análise profunda do assunto, vai nos limitar ao essencial. Na época, em toda a região do Mediterrâneo, duas grandes forças emergentes se destacavam: os gregos e o outro povo, que podemos chamar de hyksos, povo de reis pastores, extremamente guerreiros, citado em obras antigas. Os hyksos chegaram a ocupar toda a região dos Bálcãs, chegando até os Alpes, na Europa, e aonde hoje se situam o Irã, Iraque, e a Turquia, região que na época se chamava Anatólia. Não tinham tradição de navegação, ao contrário dos gregos, que com suas conquistas acabaram por agregar em sua cultura os grandes navegadores e construtores de barcos da época. 

Na verdade, essas tradições se matem até hoje, com a Grécia como uma grande potência da marinha mercante mundial. Desde o início, essas grandes potências entraram em choque na luta pela hegemonia do comércio na região (Tróia /Grécia). Os livros do período já falam de mulheres que se isolavam em altas montanhas, ilhas afastadas ou florestas inexpugnáveis. As histórias das mulheres guerreiras do Amazonas datam de 570 a 580 d.c; isto é, anterior ao descobrimento oficial do novo mundo. Bem antes disso, como já disse, diversas tradições nos fala das sacerdotisas que moravam em ilhas isoladas no Mediterrâneo (ler Virgílio: Eneida; Heródoto: Epítetos; Homero: Ilíada e a Odisséia) que, em alguma época muito remota, emigraram ou foram incorporadas por outras culturas. Na Antigüidade, se o poder mágico feminino fosse considerado necessário para a vitória, sempre encontramos referências á participação de mulheres nos exércitos. Os gregos nos contam em suas sagas que essas mulheres emigraram para novas e abundantes terras além das colunas de Hércules (Gibraltar). 

Será que emigraram e vieram mesmo para a Amazônia? Estranha lenda de índios brasileiros nos conta sobre deusas que lhes trouxeram o arco e a flecha; uma tribo de deusas, formada exclusivamente por mulheres altas, brancas e com longos cabelos trançados até a cintura, que andavam quase nuas pela floresta. Eram consideradas guerreiras belicosas, exímias pescadoras e caçadoras. Formavam uma sociedade auto-suficiente e eram chefiadas por uma rainha. O homem era apenas tolerado em sua sociedade uma vez por ano, para cumprir o papel de reprodutor. Esses encontros aconteciam sempre no mês de abril, durante a lua cheia. 

Os homens eram raptados das aldeias ou da beira dos rios, e os que lhes davam filhas recebiam um amuleto de boa sorte como retribuição, como penhor de felicidade eterna: O muiraquitã, feito de um material esverdeado em forma de pequenos animais. 

NO BRASIL 

A amazonas sempre esteve associada aos muiraquitã ou baraquitã pequeno objetos talhados em pedra verde e cujo tamanho varia de quatro a seis cm. A lenda nos lembra que, em noites de lua cheia, a amazonas extraía as pedras ainda moles do fundo de um lago sagrado, dando-lhes então a forma que desejavam antes que estas ficassem duras ao serem expostos ao ar. O certo é que desconheço a existência de jazidos de jade no Brasil ou em outro país americano, mesmo que em algumas regiões da Serra da Preguiça sejam encontradas jazidas de nefrita, uma variedade de jade. Mas não sabemos de ninguém que tinha trabalhado esse material. Para o nosso grande historiador brasileiro Aurélio M. G de Abreu, autor de diversos livros, as amazonas extraíam a pedra bruta com que confeccionavam o muiraquitã de um lago considerado sagrado, chamado jaciuaruá (yaciuaruá), ou seja, Espelho da lua talvez no vale do jamundá, no estado do Pará. 

O Curioso é que até hoje acreditamos que a nefrita tem poderes medicinais muito úteis para curar doenças dos rins. Tive a oportunidade de ter em minhas mãos um muiraquitã, que foi dado de presente ao Presidente Getúlio Vargas. As histórias também confirmam que a amazonas viviam em uma região situada entre a cidade de Manaus e Santarém, por onde corre o rio Jamundá. Foi exatamente nessa região que em 1542, uma expedição comandada por Francisco de Orellana (1490/1546) navegando pelo complexo Maranon-Solimões/Amazonas, deu de cara com essas bravas guerreiras. As fantasias dos bravos navegadores medievais eram povoadas de figuras prodigiosas, que tinham raízes na mitologia da Arcádia e do Lácio. Assim, as mulheres guerreiras que Francisco de Orellana disse ter enfrentado na confluência do grande rio com o rio Madeira, se confundem com a lenda da Iara, a deusa das águas ou mãe das águas, e traduz a relação do caboclo ribeirinho com as mulheres que ali habitavam bem antes deles, o que confunde todos com outras lendas e histórias. 

Os colonizadores que trouxeram lembranças do além-mar formaram um novo ambiente cultural, e as lendas sobre a amazonas da Grécia transformaram os descendentes dos vikings nestas últimas. O Barão de Santana Neri, escrevendo sobre o folclore brasileiro, descreve a Iara como uma mulher branca, de olhos verdes e cabeleira loura com conceitos pesquisados nos estados do Pará e Amazonas. Diz ainda que sua beleza física, seus métodos de sedução, seus modos de luta, suas armas e vestes seus palácios e jóias lembram e revelam sua origem estrangeira, visto que os moradores locais desconheciam esses valores. O mito da Iara pode ser reconhecido em valores de outras culturas, como as Mitológicas Nereidas da Grécia e, na Alemanha a Nórdica Loreley e os Valquiírias. 

OS EXPLORADORES 

Voltamos á coincidência entre as lendas e as histórias que os vikings e seus descendentes trouxeram para o Brasil. Tivemos uma expedição que em outubro de 1637, comandada por tal de Pedro Teixeira, a mando da Coroa Portuguesa, partiu de Guru pá com o intuito de explorar o rio amazonas, que era dominado por mulheres guerreiras. Essa expedição, que podemos considerar como a maior até então, constava com 47 grandes canoas 70 soldados e 1.200 índios. O intuito era chegar á região das minas de prata do Peru via Oceano Atlântico e reivindicar sua posse para a Coroa Portuguesa, com a cidade de Belém como seu portão de entrada. Alcançaram a cidade de Quioto em 1638 tomando posse das terras. 

Essa expedição foi descrita no livro Novo Descobrimento do Grande Rio das Amazonas, editado em Madri em 1641. Além de contar todos os pormenores da viagem, também relata o descobrimento de inscrições muito antigas em forma de cruzes e desenhos geométricos. Imediatamente, o governo da Espanha mandou queimar toda a edição, mas essa medida não impediu que a expedição de Pedro Teixeira fosse usada pela Coroa Portuguesa para reivindicar a posse da Amazônia peruana. Cristovão Colombo mencionou, mais de uma vez, a existência de uma tribo de mulheres guerreiras nas Antilhas e em 1493, imaginava estar ancorando na Ilha da Mulher que, segundo Marco Pólo, ficava no Oceano Índico, da qual ouvira falar com o nome de Ilha do Matrimônio, ou atual Ilha de Martinica, onde viviam mulheres com suas armaduras de cobre. 

Walter Raleigh, poeta inglês, estadista e explorador, confirmam a existência de amazonas nas Guianas. Francisco Cortés, em 1524 foi avisado para que ficasse atento ás amazonas que provavelmente ali viviam, ao explorar a costa do México. Em 1545, Francisco Orellana resolveu retornar á Amazônia, dessa vez no comando de 500 homens, mas não conseguiu o seu intento, falecendo na foz do grande rio. Há pouco tempo atrás, foi lançado um filme contando a história do cineasta da selva e um livro de fotografias obtidas nos anos 50 pelo famoso fotógrafo brasileiro Eduardo Barros Prado, trazendo imagens de mulheres que ele afirma serem descendentes das amazonas. Estavam enfeitados com desenhos que lembram cruzes semelhantes ás encontrado nos documentos vikings, e seus cabelos eram presos para cima, dando a impressão de estarem trançados e presos em coque. 

Também segundo alguns autores a amazonas representam a época histórica em que o matriarcado reinou na humanidade e o mito também é representado como a transição do matriarcado para o patriarcado, já que a amazonas sempre foram vencidas e domadas. Durante muitos anos, e até hoje, exploradores procuram essas ferozes guerreiras e uma cidade mística aqui, no Brasil, a qual pode chamar de El Dorado. Mas tudo continua no nosso folclore, rico em lendas e cheio de verdades. 

(Ubiratan Schulz) 



Fonte: Revista /Sexto Sentido N. 22 – junho/2001
Editora Mythos – São Paulo/SP.
Site: www.mythosditora.com.br
Pág.(13/16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário