sábado, 1 de outubro de 2011

A Atitude de Gratidão


A ATITUDE DE GRATIDÃO”

“A Gratidão é um fruto de cultivo aprimorado que não pode ser encontrada entre gente grosseira"
(Samuel Johnson /1709 – 1784 - Escritor Inglês)

Você é daquelas pessoas que acorda de manhã com uma canção de agradecimento nos lábios? Á medida que transcorre seu dia, você tem uma sensação de plena apreciação pela vida? Ou você precisa se esforçar prolongadamente para descobrir algo pelo qual agradecer? O termo gratidão vem da palavra latina Gratus, que significa agradável. A interpretação obvia é que quando se está feliz com alguma coisa também se está grato.

Uma segunda interpretação – a mais radical e por isso minha preferida, é que, quando se está grato, então se está feliz, não por algo em si, mas pela gratidão. Em outras palavras, para se sentir feliz, sinta-se grato. Temos muito porque nos sentir gratos. Existem três maneiras de agradecer:

1. A primeira maneira é procurar as coisas boas e agradecer por elas. Tente ver o lado bom das situações mesmo que pareçam á primeira vista, difíceis ou desagradáveis.

2. Uma segunda maneira de vivenciar o agradecimento é agradecer antes do tempo por qualquer bem que se deseje na vida. Em outras palavras, criamos nossa vida interna com pensamentos, crenças e atitudes. A gratidão antecipada é uma atitude de vencedor e nos ajuda a criar e agir na direção daquilo que queremos.

Se você deseja um estilo de vida mais próspero comece a se sentir hoje mesmo como uma pessoa próspera e agradecida. Essa atitude tende a torná-lo próspera.

3. Uma terceira maneira de vivenciar o agradecimento talvez a mais difícil e a mais significativa é agradecer pelos problemas e desafios de sua vida. Ao enfrentar e superar os desafios, ficamos mais fortes, mais sábios e obtemos um maior entendimento. Uma das melhores maneiras de se preparar para uma competição atlética é treinar com um concorrente forte e competitivo.

Quando superada, a adversidade nos fortalece. Temos que agradecer não pelo problema em si, mas pela força e sabedoria que adquirimos através dele. Agradecer por esse crescimento, antes de tempo, nos ajuda a evoluir através dos desafios e não somente a superá-los. Como disse Mc Farlandno auge de sua doença (câncer): “Estou tão ocupado agradecendo as boas coisas que tenho que não me sobra tempo para sentir carência, mágoa a deficiência”.
Á medida que você se torna um apologista da abundância que possui, uma crescente atitude de agradecimento trará maior felicidade e prosperidade para você. A gratidão atraiu coisas boas. Experimente! Comece agradecendo pela Dádiva da Vida.



Fonte: Livro – Insight2
Autor: Daniel de Carvalho Luz
(DVS – Editora Ltda.)
E-mail: danielluz@dvseditora.com.br



O PODER DA GRATIDÃO

Neste artigo, Belisário Marques, Doutor em Psicologia pela Universidade de Maryland (EUA) fala da importância das pessoas praticarem a gratidão, como um ato simples e cotidiano. Segundo ele, o ingrato vive da amargura e da tristeza e, por sua vez, não gosta de si mesmo e do universo que a cerca. E o grato, ao contrário, está sempre alegre pelas dádivas recebidas e de bem consigo mesmo e com o mundo.

Este foi um dos temas mais abordados por Mokiti Okada, há 65 anos. Ele dizia: “Quem tem o coração agradecido, comunica-se com Deus”. Geralmente o ingrato não vê os favores que lhe são feitos. Pode ser também um neurótico obsessivo, com uma percepção seletiva tão doentia que só percebe a ausência, o negativo, o que os outros deixam de fazer por ele. Por isso, está sempre lamentando, gemendo, resmungando, alimentando sua auto- piedade que culmina em depressão.

Alguns chegam a dizer que a depressão é falta de gratidão, ou seja, que o depressivo é um ingrato. O ingrato vive do arrependimento, da amargura, da tristeza, do rancor. Envenena-se diariamente com ódio, vingança, teimosia. Na prática da ingratidão, imposição e competição. Sente-se forçado a tudo até a comer. Por gratidão, entenda-se a atribuição de crédito a alguém, o agradecimento pela dádiva recebida, o reconhecimento pelo favor feito, a apreciação pelo universo que nos cerca, o dar graças pelos bens alcançados.

A Gratidão liga-se á autoria da obra. Buscar a causa do evento, a origem da ação com a finalidade de imputar as conseqüências do ato. A atribuição está afeta á cognição e a ação, a percepção do outro, de seu sucesso ou fracasso, dos desejos, afetos valores e deveres. Através da atribuição, construímos a percepção das coisas, das pessoas, dos eventos e de nós mesmos, interpretando o mundo que nos cerca através das atribuições de causa e efeito. Como a atribuição pode ser distorcida por nossas preferências pessoais, hábitos, necessidades imediatas ou remotas, pelos órgãos perceptivos, há muitos conflitos interpessoais gerados pelas divergências atributivas.



CONTABILIDADE EMOCIONAL 

De qualquer maneira, na auto-administração, na compreensão e na relação com o ambiente, precisamos atribuir um efeito a uma causa, um ato a um responsável. Precisamos de um fator causal que tenha origem interna ou voluntária ou externa e involuntária. De posse desse fator, a relação com as pessoas pode ficar mais fácil ou mais difícil. Quanto mais comum for o fator causal entre as pessoas, maior compreensão haverá entre elas. E, quanto mais dirigente for a percepção do fator comunitário comum mais atrito haverá entre as pessoas. 

Diante da atribuição de um comportamento a uma determinada pessoa reagimos de duas maneiras: com censura ou apreciação. Fazemos uma contabilização. Se o saldo é credor, praticamos a gratidão. Com a prática da vingança nos cobramos, resmungamos, fechamos a cara, ficamos azedos e nos envenenamos. Com a prática da gratidão tornamo-nos graciosos, reconhecidos e desintoxicados. 

Com a atribuição é feita pessoalmente, podemos escolher creditar ou debitar. Com o tempo criamos um hábito que se transforma numa atitude que leva á disposição para agir censurando ou apreciando, debitando ou creditando, vingando ou agradecendo.


FÚRIA TEÓRICA

Quando se vive de debitar, cobrar e censurar percebe-se que a pessoa tem raiva de si mesma e apresenta sentimento de culpa e depressão. Apresenta um estado de imobilização e uma disposição pessimista na interpretação dos acontecimentos. Rumina dia e noite os fatos passados e nos relacionamentos está sempre distribuindo inimizade. Além da raiva de si mesma, a pessoa caracteriza-se também pela raiva gratuita aos outros, manifestada através da fúria teórica contra a injustiça e, ao mesmo tempo, da cobrança abusiva do mundo que lhe “deve” a subsistência.
O debitar constante desgasta as relações e o prazer de viver, além de abrir espaço para uma tristeza crônica. A pessoa passa a crer na estratégia de que a melhor defesa é o ataque e ruma pela vida numa atitude de defesa ofensiva. Mas o pior é a distorção cognitiva de se perceber o outro, sempre como o egoísta, o perigoso, o imaturo, o irresponsável. 

O melhor é praticar a gratidão. O coração deve estar repleto de gratidão assim a pessoa se cerca de uma atmosfera plena de fervor, ternura, abertura de alma, alegria, grandeza e distanciamento das tentações. A interpretação que damos ao mundo é seguida pelo espírito de gratidão, benéfica e impregnada de amor.


VICIADO EM AGRADECER

A gratidão é um hábito formado pela repetição contínua de comportamentos de reconhecimento. Como hábito, ela exige prática, cultivo e desenvolvimento que culmina numa virtude um vicio positivo. Nessa condição de gratidão, todos os aspectos da vida são afetados. 

“A recompensa da gratidão está em dividir
O maior prejuízo do ingrato é não partilhar
Ele só guarda, “perdendo os benefícios da reciprocidade”.
A gratidão é um atributo da personalidade sadia com sua apreciação renovadora. Ela está continuamente, vendo em cada nascer do sol uma nova esperança, em cada pôr-do-sol uma tarefa cumprida; no desabrochar de uma flor um crescimento; no sorriso da criança a espontaneidade; na lua cheia a renovação do amor e na dinâmica da vida o prazer de existir. 

A recompensa da gratidão está em dividir. O prejuízo do ingrato é não partilhar. Ele só guarda, perde os benefícios da reciprocidade. Já o agradecido reparte sua alegria, felicidade, prazer e vitórias e os recebe de volta com juros e correção monetária. Gratidão é amor em ação; é o ego de satisfação, é a ressonância do altruísmo, é a vibração da bondade o efeito imediato da generosidade, da coragem e do risco do outro.

AMAR E SER GRATO PELA EXISTÊNCIA DO OUTRO 

Uma atitude de gratidão, um espírito de agradecimento, um hábito de louvor é o que precisamos na vida. As relações serão mais satisfatórias, as escolhas mais sábias e as ações mais produtivas! Até a saúde física e mental será mais longa.
Nada tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que o espírito de gratidão. Onde impera a gratidão inexiste depressão, ansiedade ou preocupação.

Feliz daquele que pode dizer sentindo: “MUITO OBRIGADO!”



Autor: Belisário Marques
(Dr. Psicologia pela Universidade de Maryland (EUA) )









Nenhum comentário:

Postar um comentário