segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Deus do Cotidiano


O DEUS DO COTIDIANO


Nossa força para resolver os problemas é “x”, mas acrescida da força de Deus, é “x” elevado ao infinito..... 

Você já reparou quantas vezes o nome de Deus surge em nossas falas e pensamentos do dia-a-dia? Mesmo aqueles que dizem não acreditar em nada acabam pronunciando seu nome, talvez por força do hábito ou por uma crença subjacente, não consciente. Não só o “Seja lá o que Deus quiser...”, mas tantas outras expressões comuns em nossa linguagem. Tive a curiosidade de coletar e anotar algumas delas. Quantas você reconhece em sua comunicação? 


*Deus é quem sabe..(quando nos sentimos incapazes de agir)
*Graças a Deus!(quando algo pelo qual esperávamos finalmente acontece)
*Eu vou bem, graças a Deus ! (quando respondemos a um cumprimento)
*Deus me ajude!(quando manifestamos desejo e esperança)
*Se Deus quiser, tudo vai dar certo! (quando desejamos sorte em uma empreitada)
*Foi Deus quem quis assim...(quando a situação fugiu do nosso controle)
*Deus do Céu! Me ajude! (quando chamamos pela intervenção Divina)
*Meu Pai do Céu! ( em situações de surpresa, de lamentação)
*O que é isso, Meu Deus? (em situação de espanto, de recriminação)
*Santo Deus !
*Deus é testemunha! (quando conclamamos a confiança do ouvinte em nossas palavras)
*Pelo amor de Deus! (em situações de súplica ou de desespero)
*Vai com Deus! Fica com Deus! Deus o abençoe! Deus o acompanhe! Que Deus o ajude! (quando desejamos ao outro a proteção Divina).
*Durma com Deus!
*Deus lhe pague!
*Deus é fiel!
*Deus o guie!
*Deus é amor!
*Deus ajuda quem cedo madruga
*Deus escreve certo por linhas tortas.
*A voz do povo é a voz de Deus.

*Ajuda-te e Deus te ajudará.
*Cada um na sua casa, e Deus na de todos.
*Cada um por si,e Deus por todos.

*Deus dá , Deus tira.
*Deus dá nozes a quem não tem dentes.
*Deus dá nozes , mas não as parte.
*Deus dá frio conformeo cobertor.
*Deus é brasileiro
*Deus é grande ,mas o mato é maior.
*Deus faz o sol nascer sobre o bom e sobre o mau.
*Nem Deus, que é Deus, quando veio , agradou a todo mundo!
*Deus te dê em dobro tudo o que desejares
*O futuro a Deus pertence

*O homem põe e Deus dispõe.
*Quando Deus tira os dentes, alarga a goela.
*Quem não tem , Deus o mantém
*Se Deus é por nós, quem será contra nós ?
*Só Deus é perfeito, o resto vem com defeito.

*Deus castiga! (Deus é chamado para ameaçar?Para castigar?)
*Entregue nas mãos de Deus.

*Deus me perdoe, mas...(e aí vem o perigo até mesmo quando reprovamos a própria ação, solicitamos a ajuda Divina para nos justificar, para “livrar nossa barra”).
Percebe em quantas situações e de quantas maneiras diferentes usamos o nome de Deus, até sem nos darmos conta disso? A gente fala, mas não atina com o que esta falando. E isso apenas confirma que , no inconsciente do homem e na sua alma, permanece a presença de Deus, mesmo para quem nega sua existência. Se tivermos “olhos avisados”olhos que aprendem a ver o que lhes é revelado e ficarmos mais atento a tudo permitiremos, e de fato e de forma simples, que Deus guie nosso cotidiano conforme as palavras que proferimos.Quando pronunciamos o nome de Deus de forma mais consciente, deixando transbordar todo o sentimento positivo de nossa alma seja qual for o sentido que demos a esse nome, o de um ser superior ou o de uma força maior da natureza, aprofundamos o sentido das frases ditas espontaneamente, e canalizamos sua força para a transformação de nosso cotidiano, para a obtenção de uma vida mais ampla e abençoada. 


Fonte: Livro/ “Seja lá o que Deus quiser” (Caminho para o sucesso e a felicidade) 
Editora: Antiqua/2005 – São Paulo/SP 
Autor: Koji Sakamoto
Págs.(16 a 19)




 “ESSE TAL DE DEUS”

Você reparou como quando sua mãe está nervosa, ela diz”Aí meu Deus!” Ou quando sua tia vai dizer tchau pra você e diz “Deus te abençoe”? Bem, você já deve ter pensado como eu : quem é esse tal de Deus? Você já descobriu? Nem eu. Na verdade, ninguém sabe .Mas por que, então, as pessoas falam tanto disso? Acontece que muita gente acha que tudo, tudo nessa vida foi feito por alguém. Essas pessoas dizem que eu, você, seu cachorro, o sol as árvores e até o chão que a gente pisa foi inventada por esse tal de Deus. Parece que há muitos e muitos anos, não tinha nada : não tinha mar, não tinha gente, não tinha luz. Aí veio esse Deus e resolveu fazer tudo. Dizem que ele fez o nosso planeta, colocou água, bichos, plantas, fez o sol, as estrelas, a lua, e depois as pessoas. 

É por isso que gostam tanto dele: por que as pessoas acham que criou tudo de bom que tem, até a gente. As pessoas que acreditam que esse Deus inventou a gente, também acham que ele cuida de todo mundo.por isso elas rezam: para pedir proteção a Deus, para agradecer as coisas boas da vida, para pedir a ajuda dele. E sabe que parece que esse Deus vigia você também? É dizem que ele sabe de tudinho que você faz. E , se você fizer coisas boas, ele ajuda você. Mas, se você fizer algo que não devia, ele briga com você. Por isso que quando você responde pra sua vó ela diz”Deus castiga, menino!”.Por isso também que as pessoas dizem”Deus que me perdoe!”. Elas acham que depois que fazem uma besteira, têm de pedir desculpas para ele.


Fonte: livro/ “Seja lá o que Deus quiser”
(Caminho para o sucesso e a felicidade)
Editora: Antiqua/2005 – São Paulo/SP
Autor: Koji Sakamoto
Págs.(60 a 63)




MAS CADÊ ESSE DEUS?

Isso eu não sei, nem ninguém sabe. Ninguém nunca o viu, nem falou com ele pra saber se essa história de ter inventado o mundo é verdade mesmo. Alguns dizem que ele mora no céu, lá por cima das nuvens. Outras dizem que ele anda por aí. E ás vezes ele é um menino igual a você , ás vezes um velhinho igual a seu avô. Mas as pessoas que acreditam em Deus dizem que não precisam vê-lo para saber que ele existe. Elas acham que Deus está em todo lugar: que Deus é a água, o ar ou a flor. 

Difícil de entender, né? Perguntei pra minha vó Elza, que gosta muito de rezar, e ela me disse que Deus é uma coisa que você sente. Igual a frio: Você não pode ver nem tocar o frio, mas sabe que ele está aí, por que você sente ele. Minha vó também disse que ela acha que Deus é muito, muito poderoso, igual a um mágico, só que muito mais esperto: por isso ele é invisivel e pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Mas nem todo mundo pensa assim. Cada pessoa acredita numa coisa diferente. Tem gente que acha que não tem um Deus só: tem vários, um pra cada coisa. Um Deus que cuida dos bichos, outro Deus que cuida das crianças, tem até um Deus pra tratar dos pés de tomates da sua vizinha! Outras pessoas acham que tem um Deus chefe, e mais um monte de Deuses um pouco menos mágicos pra cuidar de outros assuntos. E tem quem ache que as coisas da natureza são Deuses: o sol é um Deus, o trovão é outro, até as vacas e gatos são tratados como Deuses em alguns lugares! E tem também quem não acredite em nada disso: as pessoas que acham que não existem Deuses,e pronto. 

Mas que confusão, né ? Quer saber? Acho que cada um deve acreditar no que quiser. Tanto faz se Deus é aquele da Igreja ou se é um bicho, se você tem dois ou dez Deuses diferentes, ou até se não tem nenhum. Deus é mais ou menos como o nosso cabelo: uns tem enrolado, outros tem liso, uns tem cabelo loiro, outros castanho, tem até cabelo vermelho e cabelo azul, e gente careca também, sem cabelo nenhum. Ou seja; cada um tem o seu! Ás vezes você escolhe como quer o cabelo, como pode escolher o Deus em que acreditar. Outras vezes gosta do seu cabelo e fica com ele assim mesmo, e é como você acreditar no Deus que sua família acredita também. E você pode raspar a cabeça, como pode escolher não ter Deus nenhum. O importante, afinal, é entender que existem muitas definições para Deus, como existem muitos cabelos diferentes, e nenhum é melhor ou pior que o outro. Ás vezes, a gente gosta de usar franja, mas pode ser que daqui a um tempo queira cabelo comprido. Com Deus eu acho que é assim também: depende de como você se sente, e ninguém tem nada a ver com isso. A escolha é só sua! É assim simples e profundo como o pensamento de uma criança. Sem compartimentos, sem limites. O importante é a ação,o viver cada dia de acordo com a vontade desse Deus, cumprindo nossa missão, que é construir o Mundo Ideal para todos viverem.

Fonte: Livro/”Seja lá o que Deus quiser”
(Caminho para a sucesso e a felicidade)
Editora: Antiqua /2005 – São Paulo/SP
Autor: Koji Sakamoto
Págs.(60a63)




Nenhum comentário:

Postar um comentário