quinta-feira, 2 de junho de 2011

SOBRE AS GUEIXAS



As gueixas são mulheres especialmente treinadas nas artes do entretenimento, como a música e a dança. A origem da palavra “Gueixa” significa “pessoa que vive da arte”.
Uma gueixa passa muitos anos aprendendo a tocar vários instrumentos musicais, assim como a dançar ser uma excelente anfitriã para bem atender seus hospedes, sendo inclusive confidente de muitos deles.
Uma mulher que é gueixa possui um modo de se vestir, de se comportar e de arrumar o cabelo totalmente diferente de qualquer outra mulher. Além disso, esse modo de agir é calculado para que os homens se sintam importantes e atraentes quando estão ao seu lado.
No entanto, as gueixas não são de forma alguma prostitutas de luxo, como muitas pessoas imaginam. Na realidade, a reputação de uma gueixa deve ser inabalável – ela deve ser um exemplo de perfeição.
As gueixas são geralmente contratadas para animar festas com canto e dança e recepcionar convidados.




A profissão existe há séculos no Japão, mas está se tornando cada vez mais rara.

Gueixa ensina "segredos da profissão" a americanos

Uma autêntica gueixa japonesa surpreendeu os turistas nas ruas de Nova York. Komomo - que significa "pequeno pêssego" em japonês - lançou nos Estados Unidos o livro A Gueisha's Journey e diz que foi ensinar aos americanos a arte de sua profissão.

O livro documenta, com texto e fotografias, a transformação de Komomo em gueixa, desde os 15 anos de idade. Todas as imagens da publicação foram feitas por Noyuki Ogino, o primeiro fotógrafo a ter acesso irrestrito ao mundo das gueixas.

Komomo cresceu fora do Japão e percebeu que tinha dificuldades de explicar a própria cultura para outras pessoas. Foi então que decidiu ir morar em Kyoto e se tornar uma aprendiz de gueixa.
A profissão existe há séculos no Japão, mas está se tornando cada vez mais rara. O trabalho das gueixas é entreter os homens com sua beleza e talento para canto e dança tradicionais, além de distrai-los em festas com conversas inteligentes e agradáveis.



BBC Brasil 




Um comentário:

  1. As gueixas são encantadoras, símbolos da delicadeza e da cultura japonesa. Verdadeiras artistas, se eu nascesse no Japão, certamente, seria gueixa.

    ResponderExcluir